Contabilidade ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS. ETAPA 02.
Monografias: Contabilidade ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS. ETAPA 02.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ricardoliveira • 20/5/2014 • 885 Palavras (4 Páginas) • 436 Visualizações
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS.
ETAPA 02.
O objetivo principal da Contabilidade é o de permitir a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras. O objetivo da contabilidade é permitir o estudo e o controle dos fatos decorrentes da gestão do patrimônio das entidades econômicos administrativas. Os objetivos da contabilidade devem contribuir para o processo decisório dos usuários, não se justificando por si mesma. Antes, deve ser um instrumento útil à tomada de decisões.
Os usuários são pessoas que se utilizam da contabilidade, que se interessam pela situação das empresas e buscam nos instrumentos contábeis suas respostas. Podem ser divididos em usuários internos e externos. o grande desafio da contabilidade é corresponder às necessidades de seus usuários, que são específicas e,desta forma, não podem ser atendidas por um objetivo geral, senão o já citado: satisfazer as necessidades dos usuários.
São quatro as mais importantes características qualitativas obrigatoriamente presentes nas Demonstrações Contábeis: Compreensibilidade, Relevância, Confiabilidade e Comparabilidade.
A Compreensibilidade presume que o usuário disponha de conhecimentos de Contabilidade e dos negócios e atividades da Entidade, em nível que o habilite ao entendimento das informações colocadas à sua disposição, desde que se proponha analisá-las, pelo tempo e com a profundidade necessários.
A Relevância diz respeito à influência de uma informação contábil na tomada de decisões. As informações são relevantes quando podem influenciar as decisões econômicas dos usuários, ajudando-os a avaliar o impacto de eventos passados, presentes ou futuros ou confirmando ou corrigindo as suas avaliações anteriores. A Relevância depende da natureza e também da materialidade (tamanho) do item em discussão.
A Confiabilidade exige que a informação seja apresentada da forma mais apropriada possível, retratando adequadamente o que se pretende evidenciar. Para a Confiabilidade estar presente é fundamental que seja sempre respeitada a Primazia da Essência Sobre a Forma, ou seja, que, no que se espera sejam raros os casos de não conformidade dos documentos formais com a realidade econômica, que esta última prevaleça nas Demonstrações Contábeis. E, ainda, é necessário também que se observem a neutralidade (imparcialidade), a prudência (com o cuidado para se evitar exacerbado conservadorismo com suas distorções) e a integridade (no sentido de estarem completas) nas informações contábeis.
Quanto à Comparabilidade, trata-se de característica que permite a melhor visão da evolução da entidade medida sob os mesmos critérios e princípios ao longo do tempo, mas sem que isso leve à não-evolução das práticas contábeis; e a comparabilidade também se aplica à adoção das mesmas práticas por empresas semelhantes.
As Notas Explicativas formam um complemento às Demonstrações Contábeis, tornando-se parte integrante destas, acrescentando informações que por algum motivo não foram evidenciadas nas Demonstrações Contábeis.
Parecer do Auditor, embora, o parecer, tenha características voltadas para o controle e a fiscalização, este seria, também, uma fonte adicional que proporciona uma maior segurança ao usuário.
O Relatório da Diretoria tem um caráter não financeiro, mas de grande importância, por considerar que neste estão expressos as expectativas dos gestores com relação ao futuro
...