Contabilidade Aplicada
Monografias: Contabilidade Aplicada. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: emanuellebrito • 27/10/2013 • 4.803 Palavras (20 Páginas) • 264 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
GISSELDA DOS SANTOS MONTEIRO
CONTABILIDADE APLICADA
6º SEMESTRE
Castanhal
2013
Trabalho de produção textual apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas do 6º semestre do Curso de Ciências Contábeis.
Docentes: Valdeci S Araújo, Regis Garcia, Vânia MAchado
Castanhal
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 Índice de Sustentabilidade Empresarial 5
2.1.1 ISE-BOVESPA.................................................................................... 6
2.1.2 A Empresa Ganha Algo em Integrar esse Tipo de Índice 6
2.1.3 As Empresas que Integram o ISE-BOVESPA 6
3 Leis de Responsabilidade Fiscal 7
3.1Contribuições para a Transparência das Contas Públicas 9
4 Agronegócio, Construção Civil, Terceiro Setor 10
4.1 Expansão do Agronegócio 10
4.1.2 Expansão da Construção Civil 11
4.1.3 Expansão do Terceiro Setor 12
5.1.2 Oportunidades de atuação do Profissional de Contabilidade 14
8 Conclusão 18
REFERÊNCIAS 19
1 INTRODUÇÃO
Muitas são as transformações que estão ocorrendo em todo mundo nos últimos anos, principalmente na área econômica, social e cultural, deixando assim marcas profundas na sociedade. Essas mudanças vêm exigindo uma série de adequações em todos os setores.
A Contabilidade pode ser aplicada á todas as entidades econômicas, administrativas. Aplica-se tanto ás sociedade mercantis como as sociedades civis, inclusive as associações civis ou mesmo aquelas sem finalidades lucrativas, e ainda aplica-se a Cooperativas Agroindustriais, área que vem crescendo rapidamente nos últimos anos,
O campo de atuação da Contabilidade não se restringe apenas aos grandes empreendimentos, mas aplica-se à micro e pequenos negócios,e também no controle do patrimônio de pessoas físicas.
Neste trabalho irei mencionar vários tópicos que abrangem a contabilidade aplicada como o indice de sustentabilidade empresarial, lei da respossabilidade fiscal, a expansao no agronegocio,construção civil e terceiro setor.Destacando quais as oportunidades em que atua o profissional da contabilidade.
2- Desenvolvimento
2.1- Índice de Sustentabilidade Empresarial :
2.1.1 ISE-BOVESPA
Iniciativa pioneira na América Latina, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) busca criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimular a responsabilidade ética das corporações. Iniciado em 2005, foi originalmente financiado pela International Finance Corporation (IFC), braço financeiro do Banco Mundial, e seu desenho metodológico é responsabilidade do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVCes) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP).
O ISE é uma ferramenta para análise comparativa da desempenho das empresas listadas na BM&FBOVESPA sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. Também amplia o entendimento sobre empresas e grupos comprometidos com a sustentabilidade, diferenciando-os em termos de qualidade, nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, transparência e prestação de contas, natureza do produto, além do desempenho empresarial nas dimensões econômico-financeira, social, ambiental e de mudanças climáticas.
No Brasil essa tendência já teve início, e há expectativa de que ela cresça e se consolide rapidamente. Atentas a isso, a BM&FBOVESPA, em conjunto com várias instituições – ABRAPP, ANBIMA, APIMEC, IBGC, IFC, Instituto ETHOS e Ministério do Meio Ambiente – decidiram unir esforços para criar um índice de ações que seja um referencial (“benchmark”) para os investimentos socialmente responsáveis, o ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial. Nesse sentido, essas organizações formaram um Conselho Deliberativo presidido pela BM&FBOVESPA, que é o órgão máximo de governança do ISE e tem como missão garantir um processo transparente de construção do índice e de seleção das empresas. Posteriormente, o Conselho passou a contar também com o PNUMA, IBRACON e GIFE em sua composição. A Bolsa é responsável pelo cálculo e pela gestão técnica do índice.
2.1.2 A Empresa Ganha Algo Em Integrar Esse Tipo de Índice
As empresas realizando atividades vinculadas à responsabilidade social alcançam uma maior lucratividade, suscita valor para o acionista a longo prazo, pois estão mais preparadas para enfrentar riscos econômicos, sociais
...