Contabilidade Aplicada
Dissertações: Contabilidade Aplicada. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edvarfon • 1/11/2013 • 2.313 Palavras (10 Páginas) • 207 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
EDVAR FONSECA DE SOUZA
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR - INDIVIDUAL
TEMA: CONTABILIDADE APLICADA
SÃO FRANCISCO
2013
EDVAR FONSECA DE SOUZA
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR - INDIVIDUAL
TEMA: CONTABILIDADE APLICADA
Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Prof.ª Carla Franco Scarpin
SÃO FRANCISCO
2013
INTRODUÇÃO
Atualmente às empresas para manterem-se no mercado, elas não têm que preocupar tão somente com a rentabilidade de seus produtos, mas, que se preocupem igualmente com o impacto que o desenvolvimento de seus serviços ou produtos provoca na comunidade e no meio ambiente, avocando seu papel de corretor desses impactos e de agente social responsável, tendo em vista o bem estar da sociedade.
Em virtude da grande e crescente demanda de interesse do país em imissões e finanças sustentáveis, a bolsa de valores de São Paulo, a Bovespa, em 2005, fundou o (ISE), a finalidade do índice é avaliar o retorno de uma carteira composta por atuações de empresas altamente empenhadas com a sustentabilidade empresarial e a responsabilidade social.
1 - ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
O que é o ISE-BOVESPA?
O índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) é um indicador que mede o retorno absoluto de uma carteira teórica formada por atuações de empresas com notável comprometimento com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial, atuando como promotor das boas práticas no meio empresarial brasileiro. As ações são escolhidas em meio as mais comercializadas na BOVESPA, levando em conta a liquidez, e são avaliadas na carteira pela importância (valor) de mercado das ações disponíveis à transação.
Criado em 2005 pela Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), em parceria com entidades profissionais ligadas ao mercado de capitais, além da Fundação Getúlio Vargas, Instituto Ethos e Ministério do Meio Ambiente, o índice visa oferecer aos investidores uma opção de carteira composta por ações de empresas que apresentam reconhecido comprometimento com a responsabilidade social e sustentabilidade empresarial.
A premissa é que o desenvolvimento econômico do país está intimamente relacionado ao bem-estar da sociedade brasileira e da tendência mundial dos investidores buscarem empresas socialmente responsáveis, sustentáveis e rentáveis para investirem seus recursos.
Esse Tipo de empreendimento (empresas sustentáveis) suscita valor para o acionista ao longo prazo, pois estão mais preparadas para enfrentar riscos econômicos, sociais e ambientais. Desse modo, pode-se entender que ao se associar ao ISE, a empresa pode obter diversos ganhos, sendo eles tangíveis e intangíveis.
Em media 37 empresas brasileiras que atualmente compõem o ISE, elas passam por um rigoroso processo de avaliação do seu desempenho. Além de responder a mais de mil questões em sete dimensões - (o Dow Jones Sustainability Index ou DJSI, por exemplo, tem três: econômica, social e ambiental -, que são as dimensões gerais, natureza do produto, governança corporativa, econômico-financeira, ambiental, social, mudanças climáticas, elas agora terão de prestar contas também do que for publicado nos principais veículos de mídia do Brasil.
2 - LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL
Oficialmente Lei Complementar nº 101, é uma lei que dispoem sobre: Finanças Públicas, dívida pública interna e externa, incluída a das autarquias, fundações e demais entidades controladas pelo poder público, concessão de garantias pelas entidades públicas, emissão e resgate de títulos da dívida pública, fiscalização das intituições financeiras, operações de câmbio realizadas por órgãos e entidades da União, dos Estados e do Distrito Federal e dos Municípios, compatibilizãção das funções das instituições oficiais de crédito da União, resguardadas as características e condições operacionais plenas das voltadas ao desenvolvimento regional.
Esta lei prevê, portanto, um mecanismo de maior controle nas contas públicas: passa a haver maior controle para que o governo não contraia empréstimos ou dívidas. É um mecanismo de fiscalização e transparência.
Há algum instrumento preconizado pela LRF para o planejamento do gasto público, que são: o Plano Pluranual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e Lei Orçamentária Anual – LOA.
A LRF buscar reforçar o papel da atividade de planejamento e, mais especificamente, a vinculação entre o planejamento e a execução do gasto público.
Um objetivo muito importante desta lei é a Responsabilidade Social. A partir destes objetivos são previstas:
- A participação popular nas discussões e elaboração dos planos e orçamentos já referidos;
- A disponibilidade das contas dos administradores, duraante todo o exercício, para consulta e apreciação pelos cidadãos e insituições da sociedade;
- A emissão de relatórios periódicos de gestão fiscal e de execução orçamentária, igualmente de acesso público e ampla divulgação.
No
...