Contabilidade Comercial
Trabalho Escolar: Contabilidade Comercial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ninalupita • 1/5/2014 • 1.791 Palavras (8 Páginas) • 316 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 CONTEÚDO..............................................................................................................4
2.1 METODO DAS PARTIDAS DOBRADAS.................................................................
3 Plano de Contas........................................................................................................5
3.1 Contas Patrimoniais e de Resultado.......................................................................
4 ATOS ADMINISTRATIVOS E FATOS ADMINISTRATIVOS....................................6
5 LANÇAMENTOS CONTABEIS.................................................................................7
5.1 LIVRO DIARIO.......................................................................................................8
5.2 LIVRO RAZAO.......................................................................................................9
5.3 BALANCETE........................................................................................................11
6 CONCLUSÃO..........................................................................................................12
7 BIBLIOGRAFIA........................................................................................................13
1 INTRODUÇÃO
Contabilidade e Patrimônio
CONTABILIDADE - A contabilidade é uma ciência que permite, através de suas técnica, manter um controle permanente do patrimônio de uma empresa.
PATRIMÔNIO – Patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa física ou jurídica, avaliado em moeda.
A contabilidade existe desde os primórdios da civilização e, durante um longo período, foi tida como a arte da escrituração mercantil. Utilizava técnicas especificas, que se foram aperfeiçoando e especializando, sendo algumas delas aplicadas até hoje.
“A contabilidade é tão remota quanto o homem que pensa, ou, melhor dizendo que conta. A necessidade de acompanhar a evolução dos patrimônios foi o grande motivo para seu desenvolvimento”.
Ludícibus – (1997, p.31)
2 CONTEÚDO
2.1 MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS
Conceito:
O método tem como princípio fundamental o fato de que para cada lançamento do débito de uma ou mais contas, deverá corresponder um crédito equivalente ao mesmo valor em uma ou mais contas, ou seja, não há débito sem crédito correspondente.
Como conseqüência do método das partidas dobradas, o registro de um fato contábil exige a movimentação de, no mínimo, duas contas. Por essa razão é conhecido com partida dobrada. Assim, não há devedor sem credor.
Como para cada débito há um crédito equivalente, então a soma dos valores debitados será igual a soma dos valores creditados. Como a natureza dos saldos corresponde a diferença entre os valores debitados e creditados na mesma conta, a soma dos saldos devedores será igual aos valores da soma dos saldos credores e o total do ativo será igual ao total do passivo. Sua adoção permite o controle de todos os elementos patrimoniais e suas variações.
“O método das partidas dobradas já fez 500 anos de idade após sua oficialização. Nos últimos 50 anos observamos as maiores descobertas e invenções do mundo, entretanto, nada ainda substituiu na contabilidade este método. Na verdade, este método é tão perfeito que nunca sofreu qualquer ameaça de substituição” (MARION, 2004, p.152).
3 Planos de Contas
Conceito:
É o guia ordenado e sistemático das operações que se realizam numa empresa, e as quais movimentam o patrimônio. É um elenco de todas as contas previstas pelo setor contábil da empresa como necessárias aos seus registros contábeis.
Na sua elaboração é indispensável que o planificador conheça a estrutura prevista para a empresa, suas atividades, campo de ação, métodos de trabalho, em suma, todos os pormenores necessários a um plano que permita acompanhar as atividades da empresa, e também acompanhar o seu desenvolvimento ulterior.
“Plano de contas é o agrupamento de todas as contas que são utilizadas pela contabilidade dentro de uma determinada empresa” (LUDÍCIBUS, 2000, p.39).
3.1 Contas Patrimoniais e Contas de Resultado
Conceito:
Contas patrimoniais - São as contas que representam os bens, direitos, obrigações e a situação líquida das entidades, ou seja: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.
Contas de resultado - São as contas que representam as receitas e despesas.
4 ATOS ADMINISTRATIVOS E FATOS ADMINISTRATIVOS
a) Atos Administrativos:
Na
...