Contabilidade Empresarial
Monografias: Contabilidade Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 120894 • 11/5/2014 • 2.167 Palavras (9 Páginas) • 252 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Conceito de funções administrativas......................................................................4
2.2 Conceito de Patrimônio..........................................................................................4
2.3 Fontes (origens) de recursos.................................................................................4
2.4 Análise de Mercado...............................................................................................5
2.5 Demanda ,oferta e equilíbrio de mercado..............................................................5
2.6 Estruturas de mercado;.........................................................................................6
2.7 Contabilidade Social como ferramenta de informação para a
responsabilidade social...............................................................................................6
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho vem apresentando o tema Contexto Empresarial. O objetivo é mostrar sua importância, finalidades e objetivos. A empresa é um grande sistema onde são trabalhadas várias áreas diferentes, cada uma com um objetivo, e é necessário um meio para controlar tal. A empresa é um patrimônio, onde existe um conjunto de bens, direitos e obrigações que definem a sua situação. Hoje o contexto empresarial não tem somente que se preocupar com o mercado mas também com a sociedade. No decorrer das seguintes páginas estudaremos a fundo o tema proposto.
2 DESENVOLVIMENTO
CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
Desde a antiguidade já era necessário uma administração correta das entidades. Portanto deveria haver um estudo para tal. Então foram desenvolvidas as Funções Administrativas, o teórico que desenvolveu foi Henry Fayol, expondo sua teoria em seu livro “Administração Industrial e Geral”, onde dá ênfase na estrutura necessária que a organização deveria possuir para ser eficiente. Para ele administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. As Funções Administrativas sofreram grandes mudanças ao decorrer do tempo. Fayol antecipou a ideia de planejamento de longo prazo em muitas décadas, então podemos perceber, que o modo de se administrar uma empresa foi cada vez mais sendo aperfeiçoado. Hoje, assim como nos anos que se passaram, ainda se faz importante a análise das funções, pois serão por meio delas que os gestores irão inserir as teorias administrativas dentro das organizações. O ambiente, muitas vezes destacado a segundo plano, foi tomando importância ao longo dos anos; as crises e instabilidade do mercado não deixaram que as empresas permanecessem à margem de tais situações.
PATRIMÔNIO
Uma empresa é um patrimônio. E de que é constituído tal? Segundo Valdecir Medeiros, o patrimônio é um conjunto de bens ,direitos e obrigações ligados a uma entidade num determinado momento, susceptíveis de avaliações econômicas. Seus componentes básicos são:
ATIVO: Que representa todos os bens, direitos e valores que uma entidade tem a receber. Ex: dinheiro guardado em banco, veículos, imóveis, terrenos, estoque de mercadorias.
PASSIVO: Representa todas as obrigações financeiras que uma empresa tem para com terceiros. É tudo que deve; as dividas que ela contraiu. Ex: duplicatas a pagar, salários a pagar, encargos sociais a pagar, etc.
PATRIMÔNIO LIQUIDO: Ele representa o registro de valor que os proprietários de uma empresa têm aplicado no negócio.
Marion também diz o mesmo. Segundo ele o patrimônio é um conjunto de bens pertencentes a pessoas (bens), valores a receber (direitos) e contas a pagar, dívidas (obrigações).
Segundo o Prof. Humberto F. de Lucen, o conceito Patrimônio, sendo o objeto da Contabilidade, define-se como o conjunto formado pelos bens, pelos direitos e pelas obrigações pertencentes a uma pessoa (física ou jurídica). Como bens, podemos entender as coisas capazes de satisfazer necessidades humanas ,suscetíveis de avaliação econômica. Podemos distinguir os bens em dois tipos:
Bens Materiais: também chamados de bens tangíveis ;representam os objetos que a empresa tem para uso (prédios, móveis, carros ,etc.), para venda/troca (mercadorias ,dinheiro, etc.), ou para consumo (material de limpeza, de expediente, etc.);
Bens Imateriais: também tidos como bens intangíveis; são os gastos que, por sua natureza, a legislação exige que sejam tidos como parte do patrimônio (ativo diferido, gastos com reformas, benfeitorias, etc.); como tais também são classificadas as marcas e as patentes, o fundo de comércio, etc.
Direitos: são todos os valores que as empresas têm para receber de terceiros, tais como duplicatas a receber, promissórias a receber ,aluguéis a receber, etc.
Obrigações: são os valores que as empresas têm a pagar a terceiros, como duplicatas apagar, salários a pagar, impostos a pagar, etc.
FONTES DE RECURSOS
Uma empresa para existir e se manter tem que ter uma fonte (origem) de recursos. Portanto temos dois tipos. O Capital Social, é o total de aplicações dos proprietários (sócios, acionistas) da empresa, são eles que fornecem meios para o inicio do negócio. Sendo assim o Capital Social quer dizer a quantia inicial. Já o Capital de Terceiros é aquele que não é próprio, ou seja, de pessoas externas a empresa, como fornecedores, credores e outras contas e tributos a pagar.
ANÁLISE DE MERCADO
O objetivo da análise de mercado é descobrir a maneira correta para que o seu projeto se concretize. E para que a análise de mercado seja feita de forma correta é necessário analisar os consumidores, a concorrência e os fornecedores. Não se pode confundir análise de mercado com a análise de concorrência. A análise de mercado é algo distinto
...