Contabilidade Nacional
Dissertações: Contabilidade Nacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Daniel Oliveira • 9/6/2014 • 385 Palavras (2 Páginas) • 1.473 Visualizações
1. Costumamos dizer que a economia real é muito mais complexa do que a economia exemplificada nos livros e textos. Quais os argumentos que os autores levantam para defender tal ponto? Se a economia real é tão mais complexa, qual o sentido de procurarmos modelos e técnicas que simplifiquem a realidade?
2. O que significa termos uma economia fechada? Esse tipo de economia é realista dentro do contexto econômico mundial?
R. Economia fechada é quando não há transações comerciais externas, ou seja, com o resto do mundo. Não, dentro do contexto mundial econômico atual é praticamente impossível um país não realizar transações com outros países.
3. Considerando uma economia fechada e sem governo, quais as contas fundamentais para garantir o equilíbrio de tal economia?
R. Produção (produto, consumo das famílias, variação de estoques) e Investimento.
4. Qual o sentido da conta de produção dentro de um contexto de economia fechada e sem governo?
R. A conta Produção envolve de um lado o produto e do outro sua utilização ou destino, ou seja, o consumo das famílias e a formação ou variação de estoques.
5. O que considerado investimento dentro de uma economia? Como o investimento é comumente separado?
R. É considerado investimento tudo aquilo que é produzido, mas que não é consumido no mesmo período, significando consumo futuro. É dividido em variação de estoques (que são os bens que o consumo se dará de uma única vez) e em formação bruta de capital fixo (que são os bens que não desaparecem depois de uma única utilização).
6. O que é depreciação? De que forma ela afeta o cálculo do produto em determinada economia?
R. Para chegarmos no valor do produto líquido é necessário descontar do produto bruto aquela parcela referente ao desgaste do estoque de capital da economia, isto é a depreciação. Afeta o cálculo do produto pois se desconta o respectivo valor da depreciação, juntamente com todos os outros custos para chegar ao valor do produto líquido.
7. O que diferencia um equilíbrio interno de um equilíbrio externo? Qual a importância do princípio das partidas dobradas para assegurar a existência de tais conceitos?
R. O equilíbrio interno supre as necessidades de igualar valores entre débitos e créditos em cada uma das contas, enquanto o externo implica na necessidade entre todas as contas do sistema. O princípio das partidas dobradas rege que para cada lançamento a débito deve sempre ter um correspondente a crédito.
...