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Contra Ponto

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Por:   •  9/11/2013  •  1.000 Palavras (4 Páginas)  •  474 Visualizações

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Contraponto: a classe operária vai ao paraíso (o filme)

O filme mostra o momento histórico italiano. Embora houvesse uma discussão relativa das mudanças da relação burguês e proletário. O mundo feminino ainda é uma realidade de dependência. A reação de Lídia diante dos ativistas em seu apartamento retrata esta idéia. A sociedade burguesa tornou-se uma enorme indústria, a idéia relatada é o retrato das mulheres dentro do filme. Mesmo a primeira mulher de Lulu ao trabalhar num salão de beleza não transpassa tal sentido, sua dependência ao sistema é retratada pelos desejos de consumo que sustenta.

Relatório Parcial: trabalho, consumo e sociedade

Lulú é um operário metalúrgico, que perde um dedo em acidente de trabalho e é envolvido em movimento de manifestação. E com isso, descobre assim a vida sindical.

A maneira de consciência política do operário Lulú é a essência do filme que consegue fazer aflorar as contradições da situação do trabalhador sem cair na cilada do filme. Ao mesmo tempo em que Lulú se politiza e é influenciado pela sociedade de consumo. Suas referências no método de politizar eram três: o discurso extremista dos estudantes, a postura moderada e pragmática dos sindicalistas e, sobretudo, seu velho companheiro de trabalho

(Militina), que devido ao trabalho da fábrica acabou enlouquecendo, indo parar em um manicômio. A loucura do trabalho no capitalismo é exposta de maneira brilhante na conversa de Lulú e Militina, onde este, em sua loucura, lembra-se do questionamento que fazia sobre a utilidade das peças que produziam. Ainda Militina era a principal referência na teoria que deu nome ao filme: o muro que precisou ser derrubado deu acesso ao paraíso para todos os operários. A discussão de Lulú com o líder estudantil após ter sido demitido expõe a dificuldade em aproximar o discurso de esquerda da vida cotidiana dos trabalhadores, com isso o coletivo se ajustou ao individual em uma sociedade onde o individualismo está enraizado.

Esse filme entrou em cartaz no Brasil no início dos anos 80. No momento em que ocorria um atraso da repreensão da ditadura militar, justamento no momento em que resurgiu o movimento operário brasileiro com as greves dos metalúrgicos do ABC (SP).

• Aspectos pedagógicos (relação ensino/aprendizagem – relação com conteúdos disciplinares);

- O filme mostra a divisão técnica do trabalho, que é diferente da divisão social do trabalho. A divisão social é uma característica da sociedade, onde cada indivíduo pertence a uma divisão na qual realiza um tipo de atividade. A divisão técnica do trabalho diminui a habilitação do trabalhador. O trabalhador fica alienado porque perde a habilidade de conhecimento de um todo e passa a não conhecer a produção completa do bem. Não há mais a qualificação e sim a especialização, onde muitas vezes ao trabalhador não é dado nem mesmo o direito de saber o que fabrica e para quê serve.

- A perseguição do lucro econômico criado pelo capitalismo é mostrada quando a mulher de Massa o abandona por ser contra o movimento revolucionário e afirma que um dia teria um caso de vison. Mostra a base motivacional do trabalho assalariado. O capitalismo convenceu as pessoas de que sua realização estaria nos bens econômicos e não em outros bens não econômicos, como se acreditava no período pré-capitalista.

- A resistência, oposição e conflito contra esse novo sistema de produção proporcionou a formação de grupos como os estudantes e os sindicatos.

- O grande desafio da administração então era domar o indomável, ou seja, controlar o recurso humano que diferentemente da máquina, trazia consigo costumes, hábitos, tradições, etc.

- Métodos que foram criados na tentativa de sanar o problema de disciplina, como a demissão e ameaça de demissão também são mostrados no filme. Outros métodos como incentivo (pagamento por resultados, etc) também foram usados na tentativa de motivar o trabalhador e assim aumentar sua produtividade.

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