Corpo
Projeto de pesquisa: Corpo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Adenilson89 • 25/8/2014 • Projeto de pesquisa • 2.036 Palavras (9 Páginas) • 147 Visualizações
Carroçaria (português europeu) ou carroceria (português brasileiro) é a estrutura que envolve um determinado veículo e que, geralmente, define a sua forma. Por regra, é constituída pelo vão do motor, habitáculo dos passageiros e porta-malas. Com a popularização do automóvel, várias especializações e nichos de mercado foram criados, um mesmo modelo de carro pode estar disponível em um ou mais tipos de carroceria, mas baseada na mesma plataforma. Existem vários tipos de carrocerias: algumas são montadas separadas do chassis do automóvel, outras já fazem parte da estrutura do carro (estilo de construção conhecido como monobloco).
Embora o termo carroceria seja mais amplo, geralmente é utilizado no contexto automóvel. Nesta lista constam alguns dos tipos mais comuns de carrocerias de automóveis, classificados por seu tipo e estilo de desenho.
Índice [esconder]
1 Tipos de carrocerias
1.1 Hatchbacks / 2 Volumes
1.2 Sedans / Berlinas / 3 Volumes
1.2.1 Três volumes
1.2.2 Dois volumes e meio
1.3 Station Wagons / Carrinhas
1.4 Pick-Ups
1.4.1 Furgões
1.5 Conversíveis / Descapotáveis
1.5.1 Cabriolets
1.5.2 Targas
1.5.3 Roadsters e Spiders
1.6 Coupés
1.7 Vans / Carrinhas / Furgoneta
1.7.1 Furgões
1.8 Veículos fora de estrada / Todo-o-terreno
1.9 Utilitários esportivos
1.10 Minivans / Monovolumes
1.11 Crossovers
2 Ligações externas
Tipos de carrocerias[editar | editar código-fonte]
Hatchbacks / 2 Volumes[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Hatchback
O termo hatchback é traduzido para português como 2 volumes, e significa algo como "traseira de escotilha", ou seja, o termo deriva da ideia da traseira inteira abrir para cima para se aceder o compartimento de carga. Basicamente considera-se como hatchback os automóveis que possuem o porta-malas integrado ao habitáculo dos passageiros, bancos traseiros rebatíveis e tampa da mala englobando a janela traseira. Visualmente chamam atenção por sua traseira terminando em um corte um tanto quanto abrupto, com apenas dois "volumes" identificáveis lateralmente (o compartimento do motor e o habitáculo dos passageiros).
Podem ser encontrados em versões duas ou quatro portas (se considerarmos a tampa do porta malas uma porta adicional, teremos as versões de três e cinco portas comumente anunciadas pela mídia).
Geralmente os hatchbacks são a versão mais simples de uma determinada linha de automóveis, como podemos observar muito claramente no Brasil (geralmente os "populares" 1.0L possuem esse tipo de carroceria).
Sedans / Berlinas / 3 Volumes[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Sedan (automóvel)
Opel Kadett C, veículo que chegou ao Brasil sob o nome Chevrolet Chevette - exemplo claro de sedan três volumes.
A classificação sedan ou sedã, também denominada três volumes, inclui três tipos diferentes de carrocerias, é um dos tipos mais comuns de carroceria - e é o formato que a maioria das pessoas atualmente associa com o carro moderno.
Basicamente entende-se por sedan um carro com duas fileiras de bancos, com espaço considerável no banco de trás para três adultos, e um compartimento traseiro, geralmente para bagagens. Este compartimento traseiro é externo ao habitáculo dos passageiros e sua tampa não inclui o vidro traseiro.
Existem três típos básicos de sedan: três volumes (também chamado notchback), dois volumes e meio (fastback) e sua variação liftback (semelhante a um hatchback alongado)
Três volumes[editar | editar código-fonte]
Este é o formato mais comum de sedan, e o mais clássico. Chama atenção pelo seu formato característico de três "degraus" facilmente identificáveis, quando visto da lateral. Exemplos da indústria brasileira incluem o Chevrolet Opala (sedan grande) e Volkswagen Voyage (sedan pequeno).
Dois volumes e meio[editar | editar código-fonte]
Volkswagen Passat, de primeira geração. Observe a tampa da mala, em configuração típica de um sedan (fastback, neste caso).
Os dois volumes e meio (ou fastbacks) são o meio termo entre os sedans e os hatchbacks. Geralmente possuem a linha do teto se fundindo com a linha do porta malas de maneira muito suave, fazendo com que o vidro traseiro fique bem inclinado. Os fastback possuem o vidro traseiro fixo, como um sedan, enquanto os lifbacks (ou liftback coupe) têm esta janela incorporada à tampa da mala, tornando-os bem semelhantes a um hatchback. Um exemplo clássico é o antigo Volkswagen Passat, que possuía os dois tipos de configuração.
Após algum tempo com poucos carros produzidos dessa forma, a configuração dois volumes e meio está voltando a se popularizar devido às vantagens aerodinâmicas oferecidas. Salvo raras exceções, os dois volumes e meio são projetos "avulsos", não derivando de nenhum hatchback.
Station Wagons / Carrinhas[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Station Wagon
Parati, versão SW do Gol.
As Station Wagons ou SW's (também chamadas no Brasil peruas, breaks ou caminhonetas/camionetas e em Portugal carrinhas) são geralmente automóveis derivados de hatchbacks ou sedans, e são quase sempre as maiores versões nestas linhas (ou "famílias") de automóveis. São basicamente sedans cujo habitáculo se estende por sobre o porta-malas, dando ao carro o visual de um hatchback alongado. Via de regra possuem a tampa da mala envolvendo a janela traseira.
Consideradas versões mais familiares, as SW possuem
...