DEscrição Sobre Carnaval Para Aula De Analise Social
Trabalho Universitário: DEscrição Sobre Carnaval Para Aula De Analise Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JulianaLemos • 19/3/2014 • 343 Palavras (2 Páginas) • 543 Visualizações
O Carnaval
Sendo considerada a maior festividade popular brasileira, o contagiante clima do carnaval se estende a todas as pessoas independente de sua raça ou classe social, tendo particularidades em determinadas regiões do Brasil, promovendo muitos tipos de tradições podendo-se dizer que é a festa mais homogenia comemorada no Brasil.
O país não se contém ao parar para que, o extravasamento carnavalesco aconteça, quebrando barreiras e paradigmas, havendo uma troca de papeis sociais quando nas ruas, o pobre vira nobre e a elite se mistura ao povo – ou, se não o faz, ao menos para e admira a periferia passando na avenida. Isso não é pouco num país profundamente desigual e hierarquizado como o Brasil.
Diferentemente de outras festas típicas, o carnaval sugere uma mistura popular, incentivada inclusive pela mídia. O famoso carnaval de rua do Rio de Janeiro, conhecido por atrair milhares de foliões para seus típicos blocos vem ganhando com o passar dos anos traços cada vez menos atraentes para quem deseja um carnaval tranquilo e seguro. Fica claro que as ruas já não comportam mais a quantidade de frequentadores afetando assim a segurança pública. Entretanto este não é o único problema enfrentado para quem deseja aproveitar o feriado.
Famoso também por reunir cultura, musicalidade, mistura de ritmos, o carnaval a cada ano vem tornando-se um palco onde sexo, bebida, droga e violência fazem seu espetáculo. Vem sendo usado como pretexto para mascarar violências, inclusive e principalmente contra a mulher, que ainda é por muitas vezes rotulada por estar em determinados ambientes usufruindo dos mesmos prazeres que os homens e como resultado dessa cultura machista e opressora o carnaval para as mulheres acaba sendo, muitas vezes, justamente o contrário da liberdade. Vítimas de diversas violações e atrocidades se sentem acuadas. O cenário carnavalesco se transforma em espetáculo de opressão e medo. Medo este também submetido á aqueles que sofrem furtos, agressões físicas e transtornos. A diversão antes proporcionada a todos de forma homogenia e justa passa a ser administrada com cautela por aqueles que decidem fazer parte dessa grande festa.
...