Deficiência Auditiva Uma NEE
Dissertações: Deficiência Auditiva Uma NEE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nobreza • 14/11/2013 • 2.586 Palavras (11 Páginas) • 325 Visualizações
Introdução
A educação é um direito fundamental de todos: mulheres e homens de todas as idades, no mundo inteiro, e o atendimento a crianças com NEE é de extrema importância para os professores e outros profissionais de educação que actuam no ensino, pois sem este os professores não estarão a trabalhar por forma a garantir uma educação centrada no aluno.
O presente trabalho vai trazer uma abordagem a cerca da NEE sensorial auditiva, tema este que foi proposto pelo docente da disciplina e NEE como forma a garantir uma formação virada a educação inclusiva.
O trabalho tem como objetivo:
Descrever a deficiência auditiva, numa perspectiva principalmente de sala de aula.
E para que se garantisse o alcance deste objectivo foi necessário traçar-se alguns objetivos específicos;
Identificar os tipos de deficiência auditiva;
Caracterizar as formas de deficiência auditiva;
Traçar estratégia de intervenção na sala de aulas.
Para a elaboração desta comunicação recorreu-se a leituras diversas de matérias bibliográficos que abordam o assunto em referência, e não se descartou o recurso a internet que tem sido um grande recurso academio no mundo contemporâneo.
E quanto à estrutura, o trabalho esta organizado em três partes: a primeira que inicia com a presente nota introdutória e a descrição da estrutura e funcionamento do sistema auditivo humano; a segunda que versa sobre a deficiência auditiva, sua origem, tipos, características e intervenções de sala de aula; e por ultimo faz-se uma apreciação do mesmo em jeito de conclusão para depois serem arroladas as respectivas obras utilizadas na elaboração do mesmo.
Sistema Auditivo Humano (estrutura e funcionamento)
Tratando-se de um tema que aborda a questão do ouvido, Procuramos primeiramente abordar a questão relacionada com a estrutura e funcionamento do sistema auditivo humano onde nos dignamos a conceituar o termo estrutura que pode ser entendido como uma unidade feita de vários elementos interligados entre si e cada um interdependente do outro. No entanto, O sistema auditivo humano normal pode distinguir um grande numero de sons diferentes, alguns fracos mais suficiente para mover a membrana do tímpano, um exemplo dessa propriedade é que uma pessoa pode ouvir o som de um mosquito ou de um avião que aparece a voar no céu. Aqui estão dois sons diferentes tanto em intensidade como em características, que o sentido da audição humano pode reconhecer.
Para melhor entender o funcionamento do sistema auditivo humano, foi necessário recorrer a literaturas que retratam sobre o facto. E no entanto o site http/wikipedia.org/orelha explica que: “o som propaga-se produzindo ondas sonoras que se deslocam até atingir a orelha, o mecanismo da audição transforma estas ondas em sinais eléctricos que transmite como mensagens, através do nervo auditivo para o nosso cérebro que as interpreta.” Assim funciona o mecanismo da audição.
O aparelho auditivo humano é dividido em três partes cada uma com suas funções próprias sendo as três indispensáveis para o bom funcionamento da audição, conforme ilustra a figura1: ouvido externo ou orelha, ouvido médio e ouvido interno.
Ouvido externo: Direcciona o som para o tímpano;
Ouvido médio: Transforma a pressão do som em movimento mecânico;
Ouvido interno: Converte estes movimentos em excitações dos nervos auditivos que enviam sinais eléctricos para o cérebro.
Fig1. Estrutura do Sistema Auditivo Humano
Fonte: http//wikipedia.org/wiki/ficheiro:ear-anatomy
Deficiência Auditiva
Tomemos, no entanto a deficiência auditiva como parte integral das perturbações auditivas em que no seu estado mais avançado e bastante critico em que o individuo perda a capacidade de ouvir. De forma explicita pode-se dizer que a perda auditiva é a perda parcial ou total da capacidade de compreender a fala por intermédio do ouvido. O deficiente auditivo é classificado como surdo, quando sua audição não é funcional na vida comum e hipoacúsico aquele cuja audição, ainda que deficiente, é funcional com ou sem aparelho auditivo. Esta deficiência não deve ser confundida com disfunções auditivas, isto é, com a incapacidade para interpretar estímulos auditivos que não resultam da pera da audição.
Factores da perda auditiva
O surgimento de qualquer dificuldade no homem como um ser bio-psico-socio-cultural deve em grande escala por certas causas que assim proporciona as mesmas. Não fugindo a regra neste caso falando no âmbito da disciplina de NEE no que se refere a perda auditiva nos destacamos a apresentar dentre as vários factores alguns que são apresentados pelo autor Nielsen (1997) ao referir que na deficiência auditiva pode-se encontrar vários factores que determinam esta deficiência. Segundo o mesmo, os factores Hereditários e ambientais são determinantes no campo das deficiências auditivas. Em cerca de 50% todos os casos de surdez, os factores genéticos podem ser considerados causa principal. A surdez parcial variada entre moderada e severa, resulta geralmente de doenças no ouvido, de lesões ou de degenerações do mecanismo auditivo devido ao envelhecimento.
As causas da surdez podem ser dividias em:
Pré-natais
Hereditariedade: condições genéticas podem levar a surdez. A deficiência auditiva pode ser transmitida geneticamente de geração em geração, particularmente quando existem casos de surdez na família as transmissões tem sido atribuídas a genes dominantes, genes recessivos e genes ligados ao sexo.
Doenças adquiridas pela mãe durante a gravidez, tais como:
Rubéola Materna: quando a rubéola afecta uma mulher durante os primeiros meses da gravidez, os seus efeitos sobre a criança podem afectar a audição.
Incompatibilidade de sangue entre a mãe e a criança: quando uma mulher com sangue Rh negativo gera uma criança com sangue Rh positivo, devido incompatibilidade do sangue, o sistema da mãe desenvolve anticorpos que põem afectar o fecto e desenvolver nele vários distúrbios de entre as quais
...