Deflação
Resenha: Deflação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: juuhyy • 17/10/2014 • Resenha • 277 Palavras (2 Páginas) • 184 Visualizações
A deflação é a redução do nível geral de preços de um país. Quando a moeda em circulação ganha valor relativamente àsmercadorias, serviços e moedas estrangeiras.
A deflação caracteriza-se pela baixa nos preços de alguns produtos no mercadode forma não generalizada, e não contínua. Pode ser gerada pela baixa procura dedeterminados produtos ou serviços, ou pela maior oferta, menor demanda e pelo volume de moeda em circulação.Não se deve confundir deflação com desinflação, que é a redução do ritmo de alta de preçosnum processo inflacionário.Quando a inflação cai do patamar de 10% ao mês para o de 5%, por exemplo, pode-se dizer que houve desinflação. Deflação é quando os preços médios recuam, ou seja, a taxatorna-se negativa.As empresas reduzem preços como única alternativa de venda e podem ir à falência devido às perdas decorrentes da venda abaixo do custo. Em suma, a deflação é um crescimento negativo dospreços médios.
É difícil imaginar por que a redução de preços de bens e serviços pode ser mau para a economia, mas as causas e conseqüências da deflação explicam o problema. "É um fenômenoindesejado, principalmente quando a deflação é provocada pelo excesso de capacidade produtiva", explica Luiz Gonzaga Belluzzo, professor Universitário. Quer dizer, os preços acabam caindo sempre que sobrammercadorias por falta de consumidores.
Como as empresas não conseguem vender como antes, mesmo a preços menores, o faturamento e o lucro também acabam reduzidos. Para não ficar no prejuízo, elas sãoobrigadas a diminuir o ritmo da produção e a demitir funcionários. Com o desemprego alto, ninguém costuma gastar além da conta. Por isso, a oferta de serviços e os estoques crescem. Resultado: excessode bens e preços menores que os de períodos anteriores.
...