Dentologia
Resenha: Dentologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: milagre • 20/6/2014 • Resenha • 274 Palavras (2 Páginas) • 188 Visualizações
A DEONTOLOGIA
A deontologia e a ética profissional servem de um lado, para controlar a ação dos membros de um grupo profissional e, de outro lado, para orientar sua conduta, colaborando para a formação de um grupo que se identifica e é identificado por um modo de agir. Assim a sustentação de uma profissão depende do conjunto de seus membros, dado, a conduta de cada um.
A ética compreende os fundamentos dos códigos deontológicos ou éticos porque estuda e reflete a conduta. Tais códigos refletem o contexto de constituição da própria profissão, o modo como ela se organiza como ela se situa em dada sociedade, como seus membros se relacionam entre si e com os usuários de seus serviços. Cabe citar aqui, que Souza (2001) destaca a existência de códigos deontológicos e de códigos com conteúdos éticos. O autor mostra como o “Código de Ética do Bibliotecário Brasileiro” e “Chileno” constituem propostas de deontologia, enquanto o “Código dos Bibliotecários Norte-Americanos” apresenta um texto com conteúdo mais voltado a ética.
Uma análise comparativa de códigos de ética de bibliotecários e outros profissionais da informação, realizada por Pérez Pulido (2002), classifica os códigos em quatro tipos: aspiracionais (enumeram princípios básicos); educacionais (oferecem um conhecimento dos valores da profissão por meio de comentários e interpretações); disciplinários (relacionam deveres baseados em normas sob supervisão de comitês com a função de aplicar normas e sanções); e por fim, os códigos mistos (englobam mais de uma das tipologias citadas).
Compreender essas diferentes formas de tratar a ética exigiria um aprofundamento da constituição da biblioteconomia em diferentes países, analisando tanto o contexto de cada nação, bem como, elementos que interferem na organização da própria profissão.
...