TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Para O Gestor Contemporâneo

Pesquisas Acadêmicas: Desafio Para O Gestor Contemporâneo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

Mudança organizacional pode ser definida como um processo que modifica a ordem existente, com intuito de melhorar a eficiência da empresa e o nível de alcance de seus objetivos. Hoje a concorrência é acirrada, e a empresa que quer sobreviver precisa acompanhar e até se antecipar às mudanças.

Para confirmar essa ideia, vamos rever parte da história da Ciência da Administração. Você já deve ter estudado este assunto antes.

A Revolução Industrial, ocorrida na Europa a partir de 1750, provocou profundas mudanças em toda a estrutura social, comercial e nas formas de trabalho. A máquina a vapor foi seu símbolo. Uma máquina nessa época conseguia realizar o serviço de dezenas de pessoas, otimizando tempo e recursos.

O segundo período da Revolução Industrial foi marcado pela entrada do aço, da eletricidade e do petróleo, que substituíram o vapor. A ciência passou a dominar a indústria, e palavras como competitividade e eficiência surgiram nesse meio.

No início do século XX, nos Estados Unidos, Taylor e um grupo de engenheiros criaram a Administração Científica. As tarefas do chão de fábrica foram estudadas e pensou-se em organizar a produção. Outros como Fayol, na Europa, focaram na organização e lançaram as bases da Teoria Clássica.

Com o passar dos anos, outros teóricos começaram observar a importância do homem no processo de produção. A ênfase nas relações humanas passa, então, a se intensificar e, com isso, o papel das pessoas na empresa torna-se um fator relevante.

A partir dessa nova ênfase, a abordagem comportamental da administração também tem destaque. Temas como motivação e liderança passam a ser considerados a partir da década de 1960.

Outras abordagens administrativas surgiram no século XX, tais como o Estruturalismo, que tratou da junção dos aspectos formais e informais, com ênfase na estrutura. A burocracia valorizou a organização formal e racional do trabalho. A teoria neoclássica repaginou a “velha teoria clássica” aproveitando os aspectos positivos das principais abordagens até aquele momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com