Desenvolvimento Economico
Exames: Desenvolvimento Economico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RosiRosi • 25/9/2013 • 2.199 Palavras (9 Páginas) • 374 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
CIENCIAS CONTÁBEIS
DESENVOLVIMENTO ECONOMICO
Manaus-AM
16/06/2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
CIENCIAS CONTÁBEIS
DESENVOLVIMENTO ECONOMICO
Trabalho de desafio apresentado à Faculdade de Educação a Distância Anhanguera, para avaliação parcial da disciplina Desenvolvimento Econômico, como requisito à obtenção parcial do grau de Bacharel em Ciências Contábeis.
Orientação da Professora MSc. Juliana Leite Kirchner
Orientação do Professor Tutor Eneas Andrade
Manaus-AM
16/06/2013
RESUMO
Ao analisar os conceitos de Desenvolvimento e Subdesenvolvimento Econômico, a evolução no decorrer dos tempos, e, posteriormente, uma analise dos principais indicadores de Desenvolvimento Econômico, diferenciando-os.
Realizar um comparativo entre dados dos países componentes do BRIC, realizando, posteriormente, uma analise das principais características da China e da Índia e dos motivos para que sejam consideradas Gigantes Asiáticos emergentes.
Palavra-chave: Desenvolvimento e Subdesenvolvimento Econômico
ABSTRACT
.
By analyzing the concepts of Economic Development and Underdevelopment, evolution throughout the ages, and then an analysis of the main indicators of economic development, differentiating them.
Perform a comparison between data components of BRIC countries, performing subsequently an analysis of the main features of China and India and the reasons for that are considered emerging Asian giants.
Keyword: Economic Development and Underdevelopment
SUMARIO
1. INTRODUÇÃO 6
2. DESENVOLVIMENTO 7
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
4. REFERENCIAS 15
1. INTRODUÇÃO
Podemos definir Desenvolvimento econômico como um fenômeno histórico que passa a ocorrer nos países ou Estados-Nação que realizaram sua revolução capitalista acumulando capital, salários e aumento de produtividade ao longo do caminho.
Ao analisarmos o fenômeno do desenvolvimento econômico, vemos que ao longo da historia do sistema capitalista, muitos estudiosos se dedicaram ao estudo do desenvolvimento econômico, verificado que as condições de extrema desigualdade entre países ricos e países pobres que seus crescimentos não são iguais para a população mundial.
É importante ressaltar que o desenvolvimento econômico não é somente o crescimento da população, um desenvolvimento de qualidade é aquele que visa uma distribuição igualitária e justa de seus frutos, que propicia a redução de pobreza, que eleva o poder de compra do salário do trabalhador, que traz melhores condições de trabalho e moradia, alem de ampliar os benefícios sociais (REBOUÇAS, 2010).
2. DESENVOLVIMENTO
2.1.1 Produto Interno Bruto (PIB) por habitante.
O produto interno bruto é o principal medidor do crescimento econômico de uma região, seja ela uma cidade, um estado, um país ou mesmo um agrupo de nações. Sua medida é feita a partir da soma dos valores de todos os serviços e bens produzidos na região escolhida em um período determinado.
Indicadores de crescimento econômico: Brasil, China, Índia e Rússia.
• China: 9,8% e 8,65%.
• Índia: 5,9% e 3,89%.
• Brasil: 2,2% e 0,53%.
• Rússia: 1,1% e 0,80%.
2.1.2 Índice de Gini.
O índice de Gini é uma medida de concentração ou desigualdade populacional desenvolvida pelo estatístico italiano Conrado Gini, em 1912. Toma como pressuposto a desigualdade distributiva de renda. È comumente utilizado na analise da distribuição de renda, mas pode também ser utilizado para medir o grau de concentração de qualquer distribuição estatística.
È calculado a partir da área formada pela Curva de Lorenz e a linha de perfeita igualdade, e chega-se a um coeficiente que varia de 0 a 1 em que 0 < G < 1. Dividindo essa área α pela área de plena desigualdade, formada pela área do triangulo ABC:
G = _ α __
Α + β
2.1.3 Curva de Lorenz.
È uma representação gráfica construída a partir da ordenação da população pela renda: reta de igualdade perfeita x curva de distribuição efetiva.
Fonte:http://www.cps.fgv.br
2.2 Índice de Desenvolvimento Econômico.
Foi desenvolvido em 1990 pelo economista Mahbub ul Haq, com a colaboração de Amartya Sem, no qual teve o intuito de aferir o avanço do bem-estar de uma população, alem do desenvolvimento humano.
Varia de zero a um, visa representar uma medida conjunta de três dimensões, do desenvolvimento humano:
1. Renda (PIB per capita corrigido pelo poder de compra da moeda de cada país);
2. Longevidade ( números de expectativa de vida ao nascer);
3. Educação (índices de analfabetismo
...