Diferença entre os conhecimentos senso comum e senso especifico
Artigo: Diferença entre os conhecimentos senso comum e senso especifico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sojunior16 • 20/11/2014 • Artigo • 489 Palavras (2 Páginas) • 501 Visualizações
Caso concreto 01
A questão do conhecimento: senso comum e pensamento científico
Questão discursiva:
Leia o diálogo a seguir.
- Hoje o sol está de rachar!
- É verdade! Como pode uma bola de fogo menor que a Terra, que fica girando em volta da gente, fazer tanto calor?
- Que nada, homem! A Terra é menor do que o sol! É por isso que faz tanto calor!
A Ciência, recorrentemente, se defronta com raciocínios desse tipo, relacionado a falsas certezas.
Demonstre as principais diferenças entre o pensamento científico e o senso comum e apresente, pelo menos, dois outros exemplos de convicções equivocadas decorrentes
da utilização do senso comum e refutadas pela ciência.
Reflexão.
Diferença entre os conhecimentos senso comum e senso especifico.
O conhecimento comum é repassado de geração para geração, é o conhecimento adquirido com a vivencia em sociedade é um conhecimento empírico, podemos dizer que as crianças quando nascem já trazem o conhecimento necessário para a sobrevivência, como chorar quando está com fome, chorar quando está com dor, com frio etc. Esse conhecimento é desorganizado, não tem sequencia para que seja analisado, podemos dizer que o que se diz instinto. A sociedade influencia com opiniões e sentimentos de pessoas e grupos.
O conhecimento cientifico é são conhecimentos baseados em métodos, são sistematizados e organizados de modo que para provar tal teoria utilizamos pesquisas realizadas em laboratórios e que podem ser feitas ao mesmo tempo em outro lugar que o resultado será o mesmo. Na ciência social o laboratório é a própria sociedade e os cientistas são os arqueólogos que buscam com pesquisas a historia de uma sociedade.
Podemos usar como exemplo:
1. Quando pedimos ao Santo Antônio que mande chuva estamos usando um conhecimento comum, pois o método cientifico explica que a chuva ocorre com a precipitação das nuvens, método esse que é uma base de estudo mundial, por isso trata-se de um conhecimento cientifico, já o do santo um conhecimento empírico baseado na crença de um povo.
2. Citarei o exemplo do Amor.
O amor quanto senso comum utilizamos a figura de um coração, aonde todo sentimento vem desse símbolo, onde o apaixonado cita o coração como fonte do amor, dos impulsos amorosos.
O amor quanto a senso cientifico é explicado de forma diferente, o coração é um órgão responsável pelo bombeamento do sangue para todo corpo, e não esta ligado aos impulsos nervosos, impulso esse transmitidos pelo milhões de neurônios responsáveis por tais transmissões. Jugamos o coração como responsável pelo amor pois quando estamos ao lado da pessoas que amamos o coração acelera para bombear e suprir a necessidade de sangue nos locais que dilatam-se.
Questão de múltipla escolha:
A lei da gravidade, elaborada por Isaac Newton, a Lei da
...