Ementa Homem Cultura E Sociedade
Artigo: Ementa Homem Cultura E Sociedade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tel91340068 • 27/5/2014 • 1.183 Palavras (5 Páginas) • 1.545 Visualizações
HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE
Descrição:
Carga Horária: Semanal:3,00h Total: 60,00h Expositiva:48,00h Em atividades práticas supervisionadas:12,00h
Perfil do profissional
Atuar comprometido com as questões sociais e éticas, respeitando a individualidade e a coletividade do ser.
Ementa
A formação do pensamento ocidental: O mito e a origem do pensamento filosófico; Os conflitos entre fé e razão; O racionalismo grego; o Cristianismo e as respostas da Idade Moderna; A sociedade industrial. O homem, produto e produtor da cultura. Sociedade: origens, organização e reprodução. As relações entre individuo sociedade-natureza e a produção do conhecimento e da cultura. A dimensão fenomenológica e dialética do homem.
Competências e habilidades
COMPETÊNCIAS: Conhecer as matrizes humanistas que buscam compreender a complexidade das tramas sociais, oportunizando, deste modo, uma atuação autônoma, tanto no âmbito profissional, quanto no político e pessoal.
HABILIDADES, REPRESENTAÇÃO E COMUNICAÇÃO: Ler textos filosóficos de modo significativo; Ler de modo filosófico textos de diferentes estruturas e registro; Elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo; Debater, tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição em face de argumentos mais consistentes.
INVESTIGAÇÃO E COMPREENSÃO: Articular conhecimentos filosóficos e diferentes conteúdos e modos discursivos nas ciências naturais e humanas, nas artes e em outras produções culturais. Compreender e valorizar as diferentes manifestações culturais de etnias e segmentos sociais, agindo de modo a preservar o direito à diversidade, enquanto princípio estético, político e ético que supera conflitos e tensões do mundo atual.
CONTEXTUALIZAÇÃO SOCIOCULTURAL: Contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica quanto em outros planos: o pessoal-biográfico; o entorno sócio-político, histórico e cultural; o horizonte da sociedade científico-tecnológica. Compreender as transformações no mundo do trabalho e o novo perfil de qualificação exigida, gerados por mudanças na ordem econômica.
Justificativa da Disciplina
O profissional egresso do ensino superior para ser competente, deve possuir referencial teórico que o capacite a compreender a sociedade em que vive e para a qual irá destinar o seu trabalho, relacionando a estrutura e a forma de ligação parte-todo no universo social. É imprescindível ainda, que esse profissional possa respaldar seu referencial teórico-analítico na sociedade atual (mundializada e globalizada), em seu contexto local (a sociedade brasileira), a fim de poder analisar e criticar essa sociedade de forma ampla.
Objetivo da Disciplina
Promover o exercício do pensar filosófico, através de questionamentos e da formulação de um pensamento argumentativo, proporcionando a análise do momento histórico atual, seus problemas e desafios humanos e sociais, relacionando-os com as questões da conduta humana, da dimensão ética do homem, da crise na modernidade e da responsabilidade social nos negócios. Criar uma ambiência institucional que favoreça a convivência entre os acadêmicos, docentes e administrativos. Buscar a construção de uma visão interdisciplinar sobre os conteúdos específicos das diferentes áreas, possibilitando uma compreensão mais sistêmica tanto dos conteúdos como da complexidade das relações pessoais e grupais. Desenvolver um trabalho de responsabilidade com a formação do acadêmico como ser humano, na perspectiva da melhoria da vida pessoal e social.
Objetivos por Unidade de Ensino
1. Conhecer a formação do pensamento ocidental
2. Conhecer o Início da reflexão racional sistemática sobre o homem e a sociedade
3. Conhecer o que é o homem enquanto produtor e produto da cultura
4. Conhecer aspectos culturais da vida coletiva e as explicações da fenomenologia sobre dimensões do homem.
Unidades de Ensino
Unidade I – O que é o homem enquanto um ser pensante (formação do pensamento ocidental)
1 - O pensamento mitológico
2 - O pensamento pré-socrático (Parmênides e Heráclito)
3 - O pensamento clássico
3.1 - Sócrates x sofistas (racionalismo x relativismo)
3.2 - Platão (do mundo das sombras ao mundo das idéias)
3.3 - Aristóteles (da sensação aos conceitos universais)
4 - O pensamento cristão medieval
4.1 – Agostinho (A revelação divina)
4.2 – Tomás de Aquino (Conciliação entre fé e razão)
5- O pensamento moderno
5.1 - Racionalismo (René Descartes)
5.2 - Empirismo (John Locke)
5.3 - Iluminismo (Immanuel Kant)
Unidade II- O homem e a sociedade
1 – Início da reflexão racional sistemática sobre o homem e a sociedade
1.1 - Construção da sociedade moderna
1.1.1 - Transição do mercantilismo para o capitalismo
1.1.2 - Revolução Industrial (um novo modelo econômico)
1.1.3 - Revolução Francesa (um novo modelo político)
Unidade III- O homem enquanto produtor e produto da cultura
1 – Antropologia
1.1– Conceituação, objetivo e objeto
...