Espírito E O Cerebro
Resenha: Espírito E O Cerebro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: samaramaciel • 12/9/2014 • Resenha • 258 Palavras (2 Páginas) • 148 Visualizações
Duas noções, o cérebro e o espirito, sendo estudados em separados, um pelas ciências biológicas e o outro pelas ciências humanas. A polemica entre as duas obsessões metafisicas do materialismo e do espiritualismo estimulou ao mesmo tempo a pesquisa e atrofiou a reflexão o espirito e o cérebro.
No inicio o espirito compreendia uma entidade superior, como espirito de Deus que criou o mundo, mas séculos depois as descobertas revelaram que todas as atividades mentais ou intelectuais são localizadas ou escritas no cérebro.
A materialidade bioquímica do cérebro ganha terreno, a neurociência da novos saltos, descobre-se que a atividade intelectual não corresponde ao menor sopro de espirito, elas correspondem a interações moleculares.
Os materialistas continuam a considerar o espirito como ilusão, e os espiritualistas dizem que o cérebro é o suporte da alma. Acreditamos no cérebro ao pensar que pode-se modificar todos os aspectos do espirito agindo de maneira química, elétrica ou anatômica sobre o cérebro. Pode-se destruir a consciência com secções ou lesões do cérebro, pode-se modificar os estados de consciência com drogas entre outros.
Por outro lado, se o espirito for afetado por um luto ou a depressão, o sistema imunológico é afetado durante meses, a fé pode provocar a morte ou cura, os placebos podemos citar: uma cirurgia espiritual substituindo a convencional, terapias alternativas como os florais, cristais, e radiestesia. Também são considerados como placebos a “cura pela fé”, onde alcançam-se milagres através de orações, e as histórias das mamães e vovós para seus filhos e netos na hora de dormir para curar as dores.
...