Estratégia da Triangulação
Por: sandra1982 • 30/6/2015 • Resenha • 477 Palavras (2 Páginas) • 479 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS NATURAIS
DISCIPLINA: MÉTODO E TÉCNICA DE PESQUISA
DOCENTE: Dra. ÂNGELA MARIA CAVALCANTI RAMALHO
MESTRANDA: SANDRA DOS SANTOS SALES
AZEVEDO, C.E. et al. A estratégia de Triangulação: Objetivos, Possibilidades, Limitações e Proximidades com o Pragmatismo. IV Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade. Brasília, Nov, 2013.
O recorrente debate entre objetividade e subjetividade em ciências sociais, à segmentação de pesquisadores em qualitativistas e quantitativistas, associado à recorrente demanda de validação e acreditação de pesquisas, sobretudo qualitativas, fomentam preocupações que se direcionam à resolução desses dilemas. Assim, a triangulação surge como forma de amenizar problemas de credibilidade em pesquisas, ao adotar como estratégia de investigação, múltiplas visões e métodos de obtenção de informações.
Nessa perspectiva, a triangulação significa olhar para o mesmo fenômeno, ou questão de pesquisa, a partir de mais de uma fonte de dados. Informações advindas de diferentes ângulos podem ser usadas para corroborar, elaborar ou iluminar o problema de pesquisa. Portanto, a triangulação pode ser vista a partir de duas óticas: a estratégia que contribui com a validade de uma pesquisa; e como uma alternativa para a obtenção de novos conhecimentos, através de novos pontos de vista, pois utiliza dados qualitativos para enriquecem os resultados dos métodos quantitativos e vice-versa.
Todavia, a triangulação não se limita unicamente à validade, mas permite um retrato mais completo e holístico do fenômeno em estudo. Ou seja, é imprescindível a noção de complementaridade de métodos, quer a convergência quer a divergência de resultados são inúteis. Assim, o que se pretende com a triangulação não é corroborar ou invalidar resultados com o recurso a diferentes métodos, mas sim produzir um retrato do fenômeno em estudo que seja mais completo do que o alcançado por um único método.
A estratégia da triangulação é um modo de institucionalização de perspectivas e métodos teóricos, buscando reduzir as inconsistências e contradições de uma pesquisa, contribuindo assim, para o acréscimo de rigor, de amplitude, de complexidade, de riqueza, e de profundidade à investigação em ciências sociais. Para tanto, considera-se conceitos como: credibilidade (Validade Interna); transferibilidade (Generalização ou Validade Externa); confirmabilidade (Objetividade) e confiabilidade. Nesse sentido, a triangulação é um artifício de pesquisa de validação convergente tanto de métodos múltiplos quanto de multi-tratamento dos dados relativos a um mesmo fenômeno.
Nesse ínterim, infere-se que estudos que utilizam apenas um método ou técnica parecem ser mais vulneráveis a erros do que outros que empregam múltiplos métodos ou técnicas. Todavia o uso de múltiplos métodos só será possível quando pesquisadores acreditarem na perspectiva multiparadigmática. Contudo, o desenvolvimento de métodos mistos de pesquisa tem sido retardado, pois os pesquisadores ainda estão preocupados se investigações qualitativas e quantitativas não podem ser integradas ou se podem ser integradas somente de forma limitada.
...