Estruturalismo
Seminário: Estruturalismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Loureiro • 4/11/2013 • Seminário • 239 Palavras (1 Páginas) • 461 Visualizações
3) Organização em três níveis: Centro, Semiperiferia e Perifeira.
- A luta de classes emana do relacionamento entre esses níveis.
- A camada média: o topo busca assegurar sua existência e a base busca sua destruição.
- Essa luta (pela existência da camada média) ocasiona o surgimento, consolidação, desintegração e reformulação das classes, à medida que o capitalismo evolui e se desenvolve.
- Visão decorrente da ampliação do conceito de centro e periferia da CEPAL. A internacionalização das classes; o peso no processo produtivo do capitalismo.
• Hopkins: A evolução do Sistema Mundial ocasionou o estabelecimento de uma classe capitalista mundial organizada, em contraste com alianças entre burguesias nacionais.
• Wallerstein: A preocupação com a estrutura transcendia as fronteiras dos Estados nacionais e tentava explorar as raízes da economia capitalista mundial.
• Críticas da Teoria Estruturalista
- Pouco foi feito para explicar o surgimento da ação de classe a partir da consciência de classe.
- Apesar da importância dos estudos da estrutura do poder, tanto o estruturalismo econômico quanto o politico continuam inadequados:
1) Econômico: limita o Estado a uma concepção superficial; projeta uma inevitabilidade econômica para crises que a politica não deveria ser capaz de abrandar, mas o faz.
2) Político: concentra-se nas instituições ideológicas e repressivas que sustentam o capitalismo. Reincide no abstracionismo e na superdeterminação estruturalista.
- O estado se torna onipresente, despojado de localização institucional, fronteiras visíveis ou mesmo de luta política.
- há um funcionalismo estéril, no qual o enfoque estruturalista pode levar somente à politica anarquista ou aos piores tipos de reformismo.
...