Estruturas De Mercados No Setor Supermercadista
Ensaios: Estruturas De Mercados No Setor Supermercadista. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: orley232323 • 3/11/2014 • 4.007 Palavras (17 Páginas) • 306 Visualizações
Sumario
1-Introdução 3
1.1-Histórico dos principais setores supermercadistas 3
2-Primeiros supermercados do estado do Rio Grande do Sul 5
3-Métodos Quantitativos 7
4-Medidas descritivas 8
5-Medidas de tendência central 8
6-Medida simples 8
7-Medida ponderada 9
8-Mediana 9
9-Moda 10
10-Medidas da dispersão 10
11-Amostragem 11
12-Modalidade de amostragem 11
13-Tipo de amostragem 11
14-Numeros e Indices 12
15-Inflação e deflação de dados 13
16-Capitalismo na forma atual 14
17-Conclusão 16
18-Refêrencias 17
1- INTRODUÇÃO
As transformações estruturais no setor supermercadista teve uma evolução significativa,proporcionada pelo desenvolvimento tecnológico. Esse processo teve como grande destaque a informática, que propiciou a geração de técnicas de gestão mais eficientes, melhor conhecimento sobre a circulação de produtos e serviços, ganhos de eficiência e mais intensivos em conhecimento e informação sobre a tecnologia implantada no setor.
O objetivo desta analise é verificar a evolução da concentração do setor de supermercados desde seu inicio, compreendendo através de cálculos, índices de concentração e determinar a estrutura do setor que pode ser verificado pela analise das principais características do mercado capitalista em sua atualidade.
1.1 HISTÓRICO DOS PRINCIPAIS SETORES SUPERMERCADISTA
O dono do título de primeiro supermercado é o King Kullen, inaugurado em 1930 pelo empresário americano Michael Cullen. A estratégia do pioneiro era simples: ele comprou um galpão industrial, adaptou o lugar para vender comida e deixou que as pessoas se servissem sozinhas. E tinha um detalhe importante: os preços eram bem mais baixos que nos antigos armazéns, onde os funcionários entregavam a mercadoria nas mãos dos clientes o autoatendimento, aliás, é a característica que distingue um supermercado dos outros tipos de loja que comercializam alimentos. Em apenas seis anos, Cullen faturou alto e conseguiu abrir mais 16 filiais pelo estado de Nova York. A política barateira das grandes lojas se espalhou pelo resto do mundo. Nos anos 50, os supermercados chegaram à Europa e ao Brasil. Por aqui, o primeiro supermercado foi o Sirva-se, aberto em 1953 em São Paulo.
Desde então no Brasil a entrada de grandes redes varejistas internacionais como Sonae, Carrefour, Wal Mart e Royal Ahold, vem aumentando a concorrência do setor. Com o processo de estabilidade econômica que surgiu após o Plano Real, passou se a se verificar que o Brasil possui atrativos para esses grandes grupos, pois temos grande mercado consumidor, com baixo poder de competitividade instalado e pouca restrição da legislação quanto á entrada de novas empresas no setor supermercadista.
Entre esses novos entrantes, encontramos o Grupo Sonae Distribuição Brasil. O Grupo de origem portuguesa, é o maior conglomerado não financeiro daquele país tendo negóciosnão só no varejo, mais também no ramo de telefonia móvel, informática e comunicação (Dalla Costa, 2000 pág. 20). Sua entrada no Brasil, deu-se no ano de 1990, quando, associou-se a empresa gaúcha Josapar, dando origem a Companhia Real de Distribuição. Em 1997, o grupo português adquiriu a totalidade da companhia Real, iniciando um processo de expansão. Nesse momento é que a empresa abre seu primeiro Hipermercado na cidade de Curitiba com a bandeira Big. Em 1998, o grupo associa-se a empresa paulista Cândia Norte sul, Dando origem ao atual nome da companhia. No final do mesmo ano o Sonaeassume também a totalidade das operações da Cândia. Seguindo o projetoexpansionista , o Sonae adquire a maior rede atuante no Paraná o Curitibano.
Não obstante, a maior rede varejo do mundo, o estadunidense Wal-Mart também entra nesse mercado. Porém, a princípio entra com sua própria bandeira, sem aquisições de redes já existentes. O Wal-Mart, uma rede familiar surgida com o referido nome na década de 60, inicia um processo de internacionalização no começo dos anos 90. A Empresa que atua hoje em países da América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia, chegou ao Brasil no ano de 1995, instalando lojas no estado de São Paulo. Suas primeiras unidades fora de São Paulo foram construídas em Curitiba no ano de 1998 com a inauguração de um Sam’s Club Atuba e um Wal-Martsupercenter Torres. A rede trabalha com esses dois modelos de loja, o primeiro é o clube de compras e o segundo segue o mesmo padrão dos Hipermercados. Posteriormente a rede ainda abriu mais dois Supercenters, Arthur Bernardes(2003) e Cabral(2004) , e um Sam’s Club Barigüi(2003).Wal-Mart sempre busca ser o primeiro ou segundo nos países em que atua, no Brasil não está sendo diferente. No início de 2004, a empresa comprou a rede Bom Preço, primeira colocada no nordeste e a terceira colocada no ranking nacional. Com essa aquisição a rede saltou do sexto para o terceiro lugar no ranking nacional (SuperHiper, 2005). O grupo português Sonae(quem o ano de 2006 foi adquirido pela Wal Mart), na Região Sul do País.
2- PRIMEIROS SUPERMERCADOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
O aparecimento dos primeiros supermercados do Rio Grande do Sul na data da década de 50, no dia 21 de abril de 1953, foi criada a Companhia Rio-grandense Reguladora do Comercio (CAMAL). Cujo ao capital pertencia metade ao estado do Rio Grande do Sul e metade a particulares de bancos.(D PRIMO 1999), pode se dizer que a CAMPAL foi precursora dos supermercados do estado.
Logo em 18 de novembro de 1953, foi inaugurado o Supermercado Real, o primeiro supermercado totalmente privado do Rio Grande do Sul. Este por sua vez manter-se-ia entre os maiores supermercados do estado, até o final de da década de 90, quando viria a ser adquirido pelo grupo Sonae. A CAMPAL foi fechada já em 1955, mas sua breve duração marcou o início de uma nova era do varejo no Rio Grande do Sul: a era dos supermercados. (DI PRIMO 1999)
A estrutura do comercio gaúcho no começo do século esta dividida em três níveis; as vendas em contato direto como
...