Estudo De Caso - Mc Donalds
Monografias: Estudo De Caso - Mc Donalds. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luan_iury • 16/12/2013 • 741 Palavras (3 Páginas) • 3.357 Visualizações
1. As teorias da administração apresentadas na estrutura do Mc Donald’s são:
Teoria Científica – é bem clara a Teoria Cinetífica no processo administrativo da Mc Donald’s devido ao processo de composição do produto, sendo dividida cada etapa em especialidades onde o trabalhador desqualificado por meio de um pequeno treinamento pode realizar a atividade e o controle de cada parte do processo de execução.
Teoria Burocrática – a burocracia se caracteriza pela definição do processo de produção encontrada na Mc Donald’s com uma padronização em cada filial.
Teoria da Administração –
2. A teoria da burocracia foi formalizada por Max Weber que, partindo da premissa de que o traço mais relevante da sociedade ocidental, no século XX, era o agrupamento social em organizações, estudou essas entidades.
Segundo Weber, a burocracia tem os seguintes princípios fundamentais:
* Formalização: existem regras definidas e protegidas da alteração arbitrária ao serem formalizadas por escrito.
* Divisão do trabalho
* Hierarquia.
* Impessoalidade.
* Meritocracia.
* Separação entre propriedade e administração.
* Profissionalização dos funcionários.
* Completa previsibilidade do funcionamento.
A mais famosa e bem-sucedida empresa de “fast-food” (Mc Donald´s) é dirigida de forma altamente burocrática. Enquanto a Google é conhecida por sua forma não burocrática de administraçaõ. Dois exemplos de sucesso, que se contrapõe frente ao modelo burocrático.
O modelo burocrático pode ser muito eficiente na administração, entretanto não é o mais eficiente sempre. Por exemplo, quem vai a uma loja do Mc Donald´s ( seja em Paris ou em Jacarei) espera encontrar o mesmo sanduiche, preparado exatamente da mesma forma e com o mesmo sabor. Isto só é possível com a completa previsibilidade de funcionamento (veja caracerística acima), apesar de deixar de lado o bem estar profissional e tornar o profissional e não dá autonomia para que ele proponha novas idéias para a empresa, o funcionário é contratado para fazer determinada função e somente aquela função.
3. A Mc Donald’s possui uma força de trabalho pouco qualificada e barata. A empresa treina os trabalhadores para, assim, alcançar consideráveis ganhos de produtividade. De acordo com os mesmos princípios que o movimento da administração científica defende, a Mc Donald’s procura otimizar a divisão do trabalho, eliminando todo o esforço desnecessário e buscando uma sequência certa de atividades e tarefas de modo que o trabalho se torne mais rápido e eficiênte.
4. Práticas motivacionais da Mc Donald’s:
A escala de trabalhoé frequentemente revezada, à medida que um funcionário se destaca em suas atividades. Este pode ser promovido a treinador, coordenador de equipe, trainee de gerente, segundo assistente, primeiro assistente e gerente operador;
O “Destaque do Mês” homenageia
...