TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos Sociais_APII_Rodrigo Hideyuki

Monografias: Estudos Sociais_APII_Rodrigo Hideyuki. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 2

A história de um grampeador.

por Rodrigo Hideyuki.

Veja este grampeador. Esse útil equipamento presente em qualquer ambiente de escritório facilita a vida das pessoas com a praticidade que oferece ao unir folhas de papel de forma simples e discreta através de um pequeno pedaço de arame comumente chamado de grampo. Ao apertar um grampeador com a força necessária para exercer a ação de grampear, percebemos que há um tipo de garfo que empurra o grampo de arame em formato de um ‘[‘ (chaves), o qual consegue perfurar as folhas de papel, atravessando-as e encontrando com uma pequena chapa metálica. Essa chapa metálica, mais rígida que os grampos, possui duas concavidades para cada ‘ponta’ do agrafo(grampo) que ao terminar de atravessar as folhas de papel, entra em contato com essas pequenas concavidades e entorta as pontas do grampo e ‘abraça’ as folhas.

O surgimento do grampo aconteceu no atual território do Irá quando ainda era Pérsia na cidade chamada Pasárgada. Foi feito um pedaço de metal que serviria para unir blocos de pedra. A primeira máquina de grampear foi feita na frança do século XVIII quando o então rei Luis XV pediu para que fosse feita uma máquina para anexar papéis, esta foi feita a mão de maneira artesanal.

Para a confecção de um grampeador, desses robustos, pesados e de ferro, provavelmente são utilizados derivados dos minérios de ferro extraídos nas minas daqui da américa do sul. Posteriormente devem ser encaminhados para algum país da Àsia, como o Japão, onde é realizado um processo de moldagem do ferro submetendo o material à altíssimas temperaturas até chegar no estado líquido. Assim, são exportados do japão diversas peças iguais e diferentes montadoras em todos os países confeccionam a montagem do grampeador. Diversos relacionamentos internacionais foram realizados e milhares de pessoas cooperaram para que o grampeador fosse feito.

2) Vantagens: Garante maior troca de informações com o mundo todo, permitindo as culturas evoluírem; Aumenta o fluxo comercial que, naturalmente, gera mais riqueza.

Desvantagens:Cria mais desigualdade, embora tena a melhorar o padrão de todos em geral(mas não de forma uniforme); gerar desempregos; invade culturas sem respeitar as mesmas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com