Etnocentrismo Caso Concreto
Monografias: Etnocentrismo Caso Concreto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elizabethfic22 • 2/9/2014 • 272 Palavras (2 Páginas) • 431 Visualizações
Descrição:
O Dia de Finados no México é festejado de uma maneira muito interessante e peculiar. Apesar de cada um possuir suas características bastante distintas, católicos, espiritualistas, indígenas e outros grupos se unem com o mesmo objetivo: participar da festa na qual se crê que os mortos vêm a terra para celebrar, comer, beber e cantar com seus amigos e familiares, os quais os contemplam com oferendas de alimentos e bebidas, comumente consumidos pelos mortos enquanto vivos. A festa acontece normalmente no cemitério e as caveiras ocupam uma parte importante. É possível vê-las adornando lojas, ruas, estabelecimentos públicos e privados. Umas são delicadas, outras brincalhonas; umas andam de bicicleta e outras ainda são o retrato do típico mexicano: os longos bigodes, e a famosa tequila nos braços. Mas o que intriga e impressiona, é que todas têm em comum o mesmo semblante engraçado e feliz, a essência da morte é vista por eles como uma brincadeira.
Quando falamos do conceito de cultura, esta pode ser entendida como acúmulo de conhecimentos, assim como ação dos homens sobre a natureza por meio do trabalho. Considerando o segundo sentido de cultura, acima apresentado é correto afirmar que:
A) O homem percebe seu lugar de origem e sua identidade por meio da natureza.
B) A natureza é o reino da liberdade, ao passo que a cultura é reino do determinismo.
C) Ao planejar, escrever, trabalhar, governar, rezar, o homem realiza um processo estabelecido pela natureza.
D) A cultura pode significar o uso da liberdade, enquanto a natureza pode significar o determinismo biológico.
E) A produção da cultura é determinada pela natureza.
...