Exercicios De Economia
Exames: Exercicios De Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lessandracorrea • 23/3/2013 • 479 Palavras (2 Páginas) • 933 Visualizações
Política Fiscal: Conforme vídeos e textos uma oportunidade de ter um crescimento econômico seria reduzir a carga tributaria para que haja um estimulo de consumo e de investimento, porém depende de mudanças na legislação para que o crescimento seja alcançado, uma vez que o aumento dos impostos afeta a decisão de consumo pois a renda do individuo serve para cobrir apenas os seus gastos correntes.
Políticas Cambial e Comercial: utilizando-se esta política é possível estimular a exportação dos produtos nacionais de modo a diminuir as importações e com isso ter mais renda interna e não emiti-la para o exterior. Com a redução de IPI o governo Dilma tenta aos poucos recuperar a atividade econômica com os recursos gerados e investir mais na economia.
Quatro variáveis agregadas da macroeconomia, que se relacionam de forma que um afete aos outros: o nível de preços, o nível de emprego, a taxa de câmbio e a taxa de juros.
- Essas variáveis afetam o crescimento econômico, a inflação, o comércio exterior, e a distribuição de renda.
- O preço é a soma de todos os preços de todas as empresas que operam em um mesmo sistema econômico (encontra-se a variável agregada nível de preço, ou preço)
- Um dos efeitos que altera o preço é a inflação.
- Inflação é um aumento do nível geral de preços. Aumento da moeda circulante no país.
- Deflação é a diminuição do nível geral de preços.
- Emprego refere-se a mão-de-obra como fator de produção dentro de um sistema econômico. O nível de emprego depende das expectativas dos empresários em torno do que vão produzir.
- Períodos de alto desempenho para a produção beneficiam a todos e geram o crescimento econômico.
- Crescimento econômico: aumento das atividades econômicas de um país durante um período de tempo. Geralmente é medido pelo PIB.
- Quando o país apresenta níveis de produção e emprego menores, produz menos, chamamos recessão (contrário de crescimento econômico).
- Taxa de câmbio é o preço da moeda nacional em relação à moeda estrangeira.
- Desvalorização da taxa de câmbio: moeda estrangeira encareceu.
- Valorização do câmbio: moeda estrangeira está mais barata.
- Se há muitos dólares circulando no país, o preço do dólar cai. Se o Banco Central deseja elevar o preço do dólar, tornando o real mais barato, ele compra dólares no mercado e os soma á sua reserva. O oposto acontece quando há poucos dólares circulando no mercado (quando o dólar está caro em relação ao real), aí o BC vende dólares de sua reserva por valores mais baixos do que o praticado pelo mercado.
- Balança de pagamentos: determina a atratividade de um país para o comércio exterior, e controla o fluxo de entrada e saída de capitais. É o registro de todas as transações econômicas que envolvem o país e o resto do mundo, como exemplo, as exportações, importações e pagamento de juros das dívidas externas.
...