FLEXIBILIZAÇÃO
Projeto de pesquisa: FLEXIBILIZAÇÃO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: mlv2687 • 13/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.615 Palavras (7 Páginas) • 137 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
FLEXIBILIZAÇÃO 4
1.1QUESTÕES DA DISCIPLINA: ECONOMIA E MODELOS DE GESTÃO 4
1.2 QUESTÕES DA DISCIPLINA: RELAÇÕES INTERPESSOAIS 6
1.2 QUESTÕES DA DISCIPLINA:TECNOLOGIA E DESEMVOLVIMENTO HUMANO 7
2 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
Ao longo dos anos muitas empresas estão aderindo à flexibilização nas horas trabalhadas. Mas quais podem ser os benefícios para o funcionário? Será mesmo vantajoso para o empregador? Quais as questões que devem ser abordadas em relação a essa flexibilidade?
No decorrer deste trabalho procurarei esclarecer tais questões que abrangem este tema.
FLEXIBILIZAÇÃO
O horário flexível pode trazer certas vantagens para ambos os lados (empregador e empregado). O funcionário pode gozar de mais tempo com a família, ou atribuir as horas para agendar uma consulta médica, outro exemplo, uma pessoa que trabalha perto da escola do filho pode preferir executar suas tarefas no expediente das 7h30 às 16h30, para que tenha condições de buscar a criança às 17h e então ir para sua casa. Já quem enfrenta o trânsito caótico de São Paulo pode optar por um horário alternativo, das 10h às 19h, e reduzir seu estresse.
Na perspectiva do empregador, um funcionário com horário flexível pode apresentar um melhor desempenho realizando suas tarefas, pois nem sempre alguém que fica na empresa durante dez ou doze horas do seu dia efetivamente trabalha durante todo o período. Fisicamente, está ali, mas sua mente viaja para outros lugares, para as pendências que têm que resolver. Isso sem contar em e-mails e telefonemas pessoais. Assim com o método de flexibilidade o funcionário poderia ser mais produtivo, desempenhando seu papel com mais eficiência.
Porem este tema dever ser abordado com bom senso. É claro que toda e qualquer decisão neste sentido deverá passar pelo controle da empresa. A intenção é conciliar interesses, e não medir forças. Desta forma, compreendendo melhor as necessidades de cada uma das partes, o respeito se estabelece.
1.1 QUESTÕES DA DISCIPLINA: ECOMOMIA E MODELOS DE GESTÃO
Pensando em atuarem como profissionais do alto escalão de determinada empresa, mais especificamente como consultores de RH,e como as empresas estão lidando economicamente com estes profissionais,respondam
Quais as vantagens que empresa teria se o contratasse com a autonomia de horários (horário flexível)?
As vantagens estariam na qualidade dos serviços planejados e elaborados. Com esse sistema de horários o funcionário pode se apresentar no seu período de maior produtividade, desempenhando seu papel com maior eficácia.
Quais as vantagens que você teria se fosse contratado com autonomia de horários (horário flexível)?
O funcionário poderia trabalhar de maneira mais proveitosa, tendo em vista a disponibilidade de um horário em que possa resolver suas pendências com mais tranqüilidade, ou mesmo conciliar seu tempo livre para passar um tempo a mais com a família.
Agora faça um breve relatório sobre a nova era em que vivemos (era pós-industrial, era da informação ou sociedade do conhecimento), abordando sobre o ambiente das organizações frente esta nova realidade retratada pelo texto acima.
Vivemos em uma era voltada para a tecnologia e cada vez mais o sistema organizacional se renova. O trabalho físico usado em determinadas tarefas, por exemplo, construção, mineração, metalurgia, etc., era praticamente inviável, se valendo de muito tempo, dinheiro e mão-de-obra. Com isso surgem maquinas, capazes de realizar tarefas de maneira mais rápida e precisa. Já o funcionário na organização precisa ser mais criativo diante desta tecnologia, buscando trabalhar de maneira integrada tornando-a uma ferramenta.
Por fim leia o artigo do jornal ”O Estado de São Paulo” (28/02/2013) “Caderno Economia & Negócios”, sobre a decisão da Yahoo em acabar com o trabalho em casa (disponível em: http://economia.estadao.com.br/noticias/negocios-tecnologia,yahoo-acaba-com-trabalho-em-casa-e-poe-pratica-em-xeque,145427,0.htm). Faça uma reflexão sobre os dois textos que relatam dois contextos distintos: a s previsões futuras em 2007 e a realidade atual em 2013. Compare os dois momentos e relate sobre a tendência atual das organizações.
Segundo o artigo pesquisas apontam que: O número de funcionários americanos que trabalha em casa pelo menos um dia por semana aumentou de 7%, em 1997, para 9,5%, em 2010, segundo os dados mais recentes do Departamento do Censo dos EUA. Com o passar dos anos surgiram muitas ferramentas que facilitam a comunicação, possibilitando cada vez mais o home office . Assim o funcionário podendo optar, por este, traria mais conveniência no seu dia-a-dia. Segundo Pastore; Joseph M., professor da Escola de Administração de Empresas da Pace University, é quase impossível suplantar o elemento fundamental da comunicação em um ambiente de escritório: a conversa face a face. "Trabalhar em casa nem sempre funciona de maneira tão eficiente como imaginamos", afirma. "Na sua maioria, as experiências da vida são experiências humanas. O que nós fazemos é muito complexo e importante, e tudo o que fazemos se baseia na interação."
A tendência indica que muitas empresas permitem o sistema de trabalho em casa, embora não estimulem necessariamente. Pastore diz que o que realmente importa na hora de decidir ou não sobre o home office é a produtividade individual dos empregados. "Para decidir se é bom ou não, basta olhar os resultados.
1.2 QUESTÕES DA DISCIPLINA: RELAÇÕES INTERPESSOAIS
De acordo com o estudado na disciplina, responda as seguintes questões:
Cite e explique os elementos do processo de grupo.
São pessoas que se juntam, com ideais definidos (ou não) buscando ou desenvolvendo os mais variados objetivos. Formam-se devido à similaridade de seus objetivos ou idéias, de acordo com as crenças, valores ou idéias dos indivíduos.
Qual a diferença
...