FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I
Artigo: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 980126 • 10/11/2013 • 5.348 Palavras (22 Páginas) • 523 Visualizações
Universidade Anhanguera -Uniderp
Centro de Educação a Distância
Atividade Prática Supervisionada
Tutora Presencial: Claudia Lemes
Tutora EAD: Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS,
E TEÓRICOS-METODOLÓGIOS
DO SERVIÇO SOCIAL I
Ana Lúcia Tavares de Sena – 6506283655
Elizabeth Portela Prado – 6786401274
Erasmo Cardoso dos Santos – 7336554144
JandesLucas Gomes dos Reis – 7126511818
Valmira Ferreira – 7986706833
VALPARAISO DE GOIÁS / GO
2013/2
INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos falar como surgiu o serviço social no Brasil, e de como foram as repercussões no início século XIX, como a igreja católica ajudou de forma mútua na defensiva e prol dos mais necessitados.
O sistema de governo não era muito favorável aos mais necessitados, a população era escravizada, trabalhavam somente para o próprio sustento, ajudavam na construção na cidade grande e quando terminavam tinham que voltar para o interior porque o custo de vida era muito alto. A igreja iniciou o assistencialismo de forma criteriosa, para dar apoio a classe paupérrima.
Com a industrialização, as classes de trabalhadores foram excluídas da sociedade e tiveram que voltar para o campo, para o trabalho braçal.
TEMPOS MODERNOS
Este trabalho percorre o desenvolvimento do Serviço Social, desde os primeiros atos de assistência social, na década de 30, período em que se afirmou o Sistema Capitalista, berço dos primeiros conflitos e as lutas de classe. Para desenvolver este tema, nos utilizamos do filme Tempos Modernos de Charlie Chaplin, o qual ilustra as mudanças decorrentes da industrialização e das novas tecnologias.Logo, buscamos apontar as mudanças sofridas no campo de trabalho do Assistente Social, bem como a nova estruturação deste profissional, à busca de novas formas de atuação e a ruptura com o modelo capitalista.Ao final, traremos duas questões sociais decorrentes da atualidade, vinculando as atribuições do Assistente Social neste cenário.Com isto, vimos o Serviço Social, busca incessantemente promover ações sociais, que o desvinculem do caráter assistencialista, que historicamente lhe foi atribuído.
O filme Tempos Modernos de Charlie Chaplin, trata dos efeitos desumanizadores da inserção das tecnologias e da industrialização, a mudança de atitudes e comportamentos dos sujeitos e a divisão de classe, comparam o homem a uma máquina. Dentro disso a burguesia constitui uma "sociedade dominada", composta por indivíduos uniformes, individualistas e consumistas. O filme inicia mostrando ao fundo um grande relógio, o símbolo maior dos tempos modernos, demonstrando simbolicamente que tempo é dinheiro, objetivo maior do capitalismo.Neste contexto o homem sai da zona rural de onde sobrevivia basicamente da agricultura e do artesanato em busca das melhores condições de vida oferecidas pelas grandes metrópoles, e assim se recoloca na indústria.Pessoas dominadas pelas maquinas, sujeitos vivendo sem qualidade de vida, para enriquecer uma minoria. O homem que até então vivia no campo, teve que buscar na vida urbana trabalho, e assim se deparou com a velocidade das maquinas, sem estar preparado para tal tarefa. Alguns trabalhadores eram mais fortes de que outros, e estes conseguiam permanecer mais tempo laborando nas maquinas já os que não conseguiam iam parar em hospitais, manicômios, ou até presos dependendo da situação.Com o passar do tempo, a situação ficou ainda mais problemática, tanto para aqueles que possuíam o capital a Burguesia, quanto para os que não o possuíam – Proletariado. Muitos sujeitos saíram do campo em busca de emprego, havia cada vez mais maquinas, e assim sobrava mão de obra, brotando uma GRANDE DEPRESSAO, desemprego cresceram, os sujeitos acabaram cometendo furtos para sobreviver. Por volta da década de 30, surgem às lutas reivindicativas, a classe trabalhadora passa a se organizar resultando na resistência do outro grupo, desse movimento social surgem os primeiros sindicatos.Dentro disto destacamos como questões sociais retratadas pelo filme:
* Desemprego * Luta de classe * Difusão do capitalismo * Desumanização
O avanço tecnológico pós Revolução Industrial foi responsável por inúmeras transformações no modo de vida da sociedade, os sujeitos com objetivos somente financeiros, acabam se privando de momentos de lazer e descanso, para aumentar a lucratividade, ou seja, diminuindo o tempo e aumento de ganhos. Com isso o papel do homem passou a ser secundário, suas funções foram absorvidas pelos novos maquinários, e ele o homem passou a ser um objeto substituível pela “máquina” engendrada.Neste conflito de interesses, que surge o Serviço Social que se apresenta envolvido com os interesses da classe dominante, sendo o mediador entre ambas as classes, assim o Serviço social nasce neste com o objetivo pacificador por parte do Estado.Atualmente urge em nossa sociedade a necessidade de colocarmos em pratica a ideologia de Charlie Chaplin, no filme Tempos Modernos, "mais do que máquinas, precisamos de humanidade". Devemos retomar valores perdidos pela humanidade como amor, afeto, amizade, bondade, paciência, honestidade, únicos bens realmente importantes para nós e que, infelizmente, parecem estar esquecidos. Tendo em vista o histórico do SS, e a forma ambígua o qual ele se constitui na sociedade, nós Assistentes Sociais, devemos assumir a responsabilidade pela disseminação do capitalismo e das desigualdades sociais, pois se não fosse o sujeito a apaziguador dos conflitos sociais, as classes desfavorecidas teriam revolucionado o cenário histórico. Sendo assim, fomos nós que ajudamos a burguesia a ludibriar o proletariado, fazendo com que as grandes massas se desarticulassem e perdessem força. Por isso é hora de rompermos com a herança do assistencialismo e propagarmos a emancipação social, e assim devolver aos sujeitos a força que lhes tiramos no passado.
Necessidade de Mudança
Se pensarmos na palavra MUDAR, logo pensamos em mudar, deslocar, dispor de outro modo, remover
...