Fairclough
Por: rodso1994 • 8/1/2016 • Resenha • 583 Palavras (3 Páginas) • 288 Visualizações
A prática discursiva contribui para reproduzir a sociedade (identidades sociais, relações sociais, sistemas de conhecimento e crença) e para transformá-la e manifesta-se, na forma lingüística, como textos.
A prática social é dimensão do evento discursivo, da mesma forma que o texto é, e pode ser estruturada como mercado em que os textos são produzidos, distribuídos e consumidos como mercadorias.
A concepção tridimensional do discurso como texto, prática discursiva e prática social é tentativa de reunir a análise textual e lingüística, a análise da prática social em relação às estruturas sociais e a prática social como algo que se produz ativamente e se entende com base em procedimentos de senso comum compartilhados (p. 100– 101).
A seguir, Fairclough detalha cada dimensão e diz que a análise textual se organiza em quatro itens: vocabulário, gramática, coesão e estrutura textual. Por sua vez, na análise da prática discursiva, consideram-se a força dos enunciados, a coerência e a intertextualidade, além dos processos de produção, distribuição e consumo textual. E a análise da prática social envolve os conceitos de ideologia e de hegemonia.
INTERTEXTUALIDADE MANIFESTA
“A intertextualidade manifesta é o caso em que se recorre explicitamente a outros textos específicos em um texto, enquanto interdiscursividade é uma questão de como um tipo de discurso é constituído por meio de uma combinação de elementos de ordens de discurso.” (p. 152).
A intertextualidade manifesta é discutida em relação a: representação de discurso, pressuposição, negação, metadiscurso e ironia; a discussão a respeito da interdiscursividade é a próxima a ser realizada.
Na parte final do Capítulo 4, o autor relacionará a intertextualidade e a interdiscursividade com as mudanças sociais e discutirá a coerência e a construção dos sujeitos também com relação à intertextualidade. E conclui: “é importante levar em consideração as formas pelas quais os intérpretes interpretam os textos, para que se possa avaliar adequadamente sua eficácia política e ideológica”
“Análise textual: a construção das relações sociais e do ‘eu’”, Fairclough focaliza a análise textual e os microaspectos associados à prática discursiva: vocabulário, gramática, coesão, estrutura social, força e coerência. A atenção do autor volta-se, também, à construção de identidades sociais, do ‘eu’, e às formas em que o discurso contribui para os processos de mudança cultural. O primeiro exemplo é extrato de entrevista padrão tradicional entre médico e paciente, de que o autor destaca características de controle interacional, modalidade, polidez e ethos . O segundo exemplo é também extrato de entrevista entre médico e paciente, só que gravada em consulta de medicina alternativa com tratamento holístico, e será comparado com o primeiro exemplo, a fim de se explicitarem as diferenças entre as duas entrevistas, com base nos mesmos elementos de análise. O terceiro exemplo é relato feito por um casal a outro casal amigo a respeito de problemas com a alfândega na volta das férias. Por fim, Fairclough sistematiza os pontos relevantes para discussão e acrescenta, além dos já citados no primeiro exemplo: tomada de turno, estruturas de troca, controle de tópicos, determinação e policiamento de agendas e formulação. E termina o capítulo com destaque ao papel do discurso na construção do ‘eu’.
...