Fundamentos De Economia
Dissertações: Fundamentos De Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ellenturcato • 15/10/2013 • 987 Palavras (4 Páginas) • 259 Visualizações
Fundamentos de Economia
Professor Eduardo Blanco
São José – 26 de Setembro de 2013
SUMÁRIO
1 – Introdução----------------------------------------------------------------------------------------------3
2 – Passo 1--------------------------------------------------------------------------------------------------4
2.1 – Definição e Conceitos de Economia----------------------------------------------------------4
3 – Passo 2--------------------------------------------------------------------------------------------------4
3.1 – Definição dos Principais Problemas Econômicos------------------------------------------4
3.2 – Definição dos Principais Sistemas Econômicos--------------------------------------------5
4 – Passo 3--------------------------------------------------------------------------------------------------5
4.1 – Conceito de Mercantilismo--------------------------------------------------------------------5
4.2 – Conceito de Fisiocracia-------------------------------------------------------------------------5
5 – Passo 4--------------------------------------------------------------------------------------------------6
5.1 – Conceito da Teoria Neoclássica---------------------------------------------------------------6
5.2 – Conceito da Teoria Keynesiana---------------------------------------------------------------6
6 – Conclusão----------------------------------------------------------------------------------------------7
7 – Referências Bibliográficas---------------------------------------------------------------------------8
1. Introdução
O presente trabalho tem como primordial objetivo auxiliar nosso aprendizado perante os Fundamentos da Economia. Para tal feito, torna-se necessário o entendimento da Economia, seus subsequentes problemas, a definição dos principais Sistemas Econômicos, além de uma concisa conceituação sobre o Mercantilismo, a Fisiocracia e das Teorias Neoclássica e Keynesiana.
Atividade Prática Supervisionada – Primeira Etapa
2. Passo 1: O que é Economia e quais são seus principais conceitos?
2.1. Define-se economia como a ciência social que estuda de que maneira a sociedade decide empregar recursos produtivos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. Essa definição contém vários conceitos, que são a base e o objeto de estudo da Ciência Econômica.
3. Passo 2: Definir os Principais Problemas Econômicos e os Principais Sistemas Econômicos.
3.1. Principais Problemas Econômicos: consoante à escassez dos recursos ou fatores de produção, associada às necessidades ilimitadas do homem, originam-se os chamados problemas econômicos fundamentais: o quê e quanto produzir, como produzir e para quem produzir?
O que e quanto produzir: dentro do leque de possibilidades de produção, terá de se escolher quais produtos serão produzidos e as respectivas quantidades a serem fabricadas;
Como produzir: conforme o nível tecnológico existente terá de se escolher ainda quais recursos de produção serão utilizados para a produção de bens e serviços - ou seja, aquele que tiver o menor custo de produção possível dentre os métodos mais eficientes;
Para quem produzir: a decisão também diz respeito a como os membros da sociedade participarão da distribuição dos resultados de sua produção. A distribuição de renda dependerá não só da oferta e da demanda nos mercados de serviços produtivos, mas também da repartição inicial da propriedade e da maneira como ele se transmite por herança.
3.2. Principais Sistemas Econômicos: o modo como às sociedades se estruturam a fim de resolverem os problemas econômicos fundamentais, está diretamente ligado à forma de organização econômica do país (sistema econômico vigente). Temos como principais Sistemas Econômicos o Capitalista e o Socialista.
Sistema Capitalista ou de Economia de Mercado: regido pelas forças de mercado, predomina a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção. Um sistema econômico onde empresas, bancos e prestadoras de serviços atuam dificilmente com interferência do governo, portando em seu sistema poucas empresas estatais. Há uma liberdade para alterar preços de serviços e mercadorias.
Sistema Socialista, Economia Centralizada ou Economia Planificada: suas questões econômicas fundamentais são resolvidas por um órgão central de planejamento. Predomina, em seu sistema, a propriedade pública dos fatores de produção - chamados de meios de produção, que englobam todos os bens de capital.
4. Passo 3: Conceito de Mercantilismo e Fisiocracia.
4.1. Mercantilismo: primeira escola econômica, tendo seu início a partir do século XVI. Prezava pela acumulação de riquezas de uma nação, contendo alguns princípios de como fomentar o comércio exterior e entesourar riquezas. O acúmulo de metais adquire grande importância, aparecendo relatos mais elaborados sobre a moeda. Com isso, a política
...