TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Sociais

Projeto de pesquisa: Fundamentos Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.799 Palavras (8 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

A sociedade brasileira vivencia hoje uma grande crise urbana, esta realidade ocorre por vários fatores entre estes a falta de programas sociais que propiciem às camadas menos favorecida direitos garantidos pela Constituição Brasileira 1988.

1.1 Porque o Serviço Social é importante nos dias atuais.

O Serviço Social é de suma importância na vida à sociedade, devido as atual situação de calamidade que nosso país vem atravessando, o profissional do assistente social pode contribuir muito para uma mudança progressiva na vida a sociedade, tendo em mente o bem estar coletivo e a integração do individuo na sociedade.

Sendo a sua atuação ampla, ele estará aonde for necessário, orientando, planejando e promovendo contribuindo para uma sociedade livre igualitária desenvolvendo junto ao cidadão uma consciência critica, fazendo-o, ter consciência da totalidade social a qual faz parte, e dos seus direitos, e assim tendo uma vida mais digna e saudável em todos os sentidos.

Nos dias atuais presenciamos situações, a qual passa a população, seja na questão da saúde, educação, trabalho, ou mesmo de carência múltiplas, simplesmente por desconhecer os direitos que possui, perdendo a oportunidade de resolver problemas e seus conflitos sociais.

Diferente de antigamente hoje, o assistente social visa garantir os direitos e assistência à população desamparada, fazendo isso por meio de politica sociais que busca a preservação, a defesa e a ampliação dos direitos humanos e justiça social.

Hoje o assistente social, esta voltado, a programas e projetos sociais que desenvolva e emancipem as pessoas, tornando-as autores sociais de suas vidas.

Outra questão social, importantíssima que pede atenção nos dias atuais, a qual o assistente social, tem contribuído de uma forma significativa, é a família.

Nas ultimas décadas a família passou por mudanças significativas, e o assistente social busca compreender a complexidade do sistema familiar, uma vez que é na família que criamos a nossa primeira identidade de social. Ela é o nosso primeiro “nós” que aprendemos a nos referir.

Atualmente vivenciamos a fragilização que se tem verificado nas famílias, por diversas causas que são geradoras de disfunções sociais como: violência, desemprego, droga, alcoolismo, etc.

Aonde o assistente social tem se dedicado para tentar suprir as necessidades desta instituição, que é o inicio de tudo.

Então devido a vários fatores e os conflitos existentes atualmente, o serviço social é indispensável, como um mediador em busca de uma sociedade, mas digna.

2.1 Conceito Critico entre Filantropia e Serviço Social

Filantropia é um sentimento que faz com que indivíduos ajudem outras pessoas, e esta atitude de ajudar ao próximo, pode acontecer de diversas maneiras, através de donativos para ONGs, comunidades, pessoas, ou apenas o fato de trabalhar para ajudar os demais, de forma direta ou indiretamente.

O conceito de filantropia é muito difundido hoje em dia, e relacionado erroneamente as ações de responsabilidade social das empresas.

Filantropia está muito mais ligado ao Terceiro Setor, que é fazer algo para as pessoas onde o Governo não consegue chegar, do que as empresas que fazem ações para contribuir para uma sociedade melhor, mas que podem também ser interpretadas como apenas um meio de fazer marketing.

Ela está mais relacionado com poder de dar algo, até mesmo tempo e atenção, para outras pessoas ou para causas importantes com o objetivo apenas de se sentir bem, podendo serem praticadas em igrejas, hospitais e escolas.

Ela é encarada como a ação continuada de doar dinheiro ou outros bens a favor de instituições ou pessoas que desenvolvam atividades de grande mérito social.

É vista por muitos como uma forma de ajudar e guiar o desenvolvimento e a mudança social, sem recorrer à intervenção estatal, muitas vezes contribuindo por essa via para contrariar ou corrigir as más políticas públicas em matéria social, cultural ou de desenvolvimento científico.

As Especificações do Serviço Social no setor Publico, Privado e Terceiro Setor

O Serviço Social é uma profissão de curso superior cujo objeto de intervenção são as expressões da "questão social"

O assistente social é o profissional qualificado que, privilegiando uma intervenção investigativa, através da pesquisa e análise da realidade social, atua na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que visam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.

Ele surgiu da emergência da questão social, do conjunto das expressões desigualdades social, econômica e cultural.

O trabalho diário do assistente social pode ser desenvolvido em âmbitos muito diferentes, como por exemplo em um hospital.

Como se pode imaginar, na instituição hospitalar existem muitas profissões diferentes, algumas têm contato direto com o doente, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, zeladores, etc.

Outras, por sua vez, concentram-se na pesquisa, na gestão e na administração.

Todos eles são necessários, e trabalham com um objetivo comum, oferecer uma assistência sanitária de qualidade ao doente, bem como um atendimento e um tratamento adequados a este e seus familiares.

É neste contexto no que se desenvolve o papel cotidiano.

O Serviço Social é um dos recursos com os quais contam os hospitais cujo âmbito de ação é o social.

Quem não conhece o trabalho dos profissionais desta área se questionam com frequência em que consiste esta profissão.

Muitas vezes os assistentes sociais devem esclarecer a sociedade oque consiste a sua função, pois no geral, os indivíduos se dirigem ao hospital para consulta e internações, estão emocionalmente abalados e alheios a seus direitos.

O papel do assistente social é estar atenta, principalmente sobre as internações, orientando de forma esclarecedora o indivíduo, verificando e o material e se as equipes dos hospitais estão funcionando perfeitamente, dando a atenção necessária ao paciente e familiar.

Na Educação, o profissional de Serviço Social por possuir um amplo conhecimento em situações da questão social, reforça a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com