Funções da história da educação
Artigo: Funções da história da educação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Claudialindona • 18/10/2014 • Artigo • 391 Palavras (2 Páginas) • 346 Visualizações
Somos feitos de tempo.
A História estuda o passado da humanidade, desde o aparecimento dos primeiros povos, quando já possuíam a escrita, o que permitiu transmitir para o futuro a narração de seus principais acontecimentos ou fatos históricos, somos seres históricos, já que nossas ações e pensamentos mudam no tempo, à medida que enfrentamos e descobrimos coisas novas. O passado não está morto porque nele se fundam as raízes do presente.
A História da Educação tem a função de disciplina de um curso o qual oportuniza as pessoas envolvidas no projeto de educar as novas gerações com a consciência do caminho já percorrido que possam estabelecer metas para implementação desse processo, atentas as mudanças necessárias. A outra função é como atividade cientifica de busca e interpretação das fontes, para melhor conhecer nosso passado e nosso presente. Porém não são todos os acontecimentos que constituem a História, um fato para ser considerado histórico tem que apresentar uma ação transformadora dos indivíduos no tempo, por meio da seleção (e da construção) dos fatos considerados relevantes e que será interpretada a partir de métodos diversos. A preservação da memória tem variação conforme a cultura.
Com a História da Educação, construímos interpretações sobre maneiras pelas quais os povos transmitem sua cultura e criam as instituições escolares e as teorias que as orientam. O conceito de tempo histórico pode estar limitado ao estudo do tempo cronológico (calendários e datas), repercutindo em uma compreensão dos acontecimentos como sendo pontual, uma data, organizados em uma longa e infinita linha numérica. Os acontecimentos, identificados pelas datas, assumem a ideia de uniformidade, de regularidade e, ao mesmo tempo, de sucessão crescente e acumulativa. A sequenciação dos acontecimentos sugere ainda que toda a humanidade seguiu ou deveria seguir o mesmo percurso, criando assim a ideia de povos atrasados e civilizados e ainda limitando as ações humanas a uma ordem evolutiva representada o tempo presente um estágio mais avançado da história da humanidade.
Existe uma grande diversidade cultural e histórica no país, explicada por sua extensão territorial e pela história de seu povoamento. As diferenças sociais e econômicas da população brasileira acarretaram formas diversas de registros históricos. Assim, há um grande número de pessoas que não fazem uso da escrita, tanto porque não tiveram acesso a processos formais de alfabetização como porque pertence à cultura ágrafa, como no caso de populações
...