Gereontologia
Por: luanaewal • 6/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.968 Palavras (12 Páginas) • 154 Visualizações
CENTRO UNIVERSITARIO ANHANGUERA
ENFERMAGEM
ALINE DESSANI DO PRADO RA: 1299879038
CAMILA HELENA DA SILVA RA: 4200056117
CAIO BONDEZAN DE ARAUJO RA: 3739734155
JULIANE ALMEIDA RA: 3708613362
MARIA LUANA BARBOSA RA: 3708624367
RAIMUNDA GONÇALVES HOLANDA RA: 3715668084
ASSITÊNCIA DE ENFERMAGEM EM GERONTOLOGIA
[pic 1]
SANTO ANDRE
2015
ALINE DESSANI DO PRADO RA: 1299879038
CAMILA HELENA DA SILVA RA: 4200056117
CAIO BONDEZAN DE ARAUJO RA: 3739734155
JULIANE ALMEIRA RA: 3708613362
MARIA LUANA BARBOSA RA: 3708624367
RAIMUNDA GONÇALVES HOLANDA RA: 3715668084
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM GERONTOLOGIA
SANTO ANDRÉ
2015
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
DA- DOENÇA DE ALZHAIMER
RN – REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
AVD – ATIVIDADES DE VIDA DIARIA
QV – QUALIDADE DE VIDA
SAE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. Objetivo 6
2.1 Objetivo Geral _ 6
2.2 Objetivos Específicos 6
3. Revisão da Literatura 7
3.1 ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM GERONTOLOGIA NA DOENÇA DE ALZHEIMER. 7
3.2 REABILITAÇÃO DO PACIENTE COM ALZHEIMER 9
4. Sae 10
4.1 ANAMNESE _ 11
4.2 EXAME FISICO _ 12
4.3 DIAGNOSTICO DE ENFERMAGEM 13
4.4 PRESCRIÇÂO DE ENFERMAGEM 14
4.5 EVOLUÇÃO DO PACIENTE 15
REFERÊNCIAS _ 17
- INTRODUÇÃO
A Gerontologia é um estudo do envelhecimento, que abrange desde a promoção de um envelhecer saudável até o tratamento e a reabilitação do idoso, onde a enfermagem juntamente com os cuidados médicos atua em importantes atividades diárias para a recuperação da patologia.
Os conceitos básicos do envelhecimento, das alterações psicológicas que ocorrem com a idade, é compreendido nos cuidados de enfermagem, com exames físicos, anamnese precisa, históricos do paciente, formando um estudo do estado geral e seus resultados buscando proporcionar uma base de conhecimento para reabilitação do idoso.
Com base no processo de cuidar, vamos abordar neste trabalho o idoso com a doença de Alzheimer (DA), onde a doença afeta a memória sendo a grande causa de comprometimento cognitivo e comportamental no envelhecimento, agindo comprometendo e degenerando as funções neurais, degeneração neurofibrilar, particularmente no neocórtex, hipocampo onde ocorre o inicio do distúrbio da memória e de outras funções cognitivas, como déficit nas atividades de vida diárias, sociais e ocupacionais do paciente.
Para o processo do cuidar de um paciente portador de Alzheimer, existe o processo de enfermagem com um instrumental tecnológico ou um método metodológico para o cuidado do profissional de enfermagem, para um melhor resultado do diagnostico do paciente.
- OBJETIVO
- Objetivo Geral
Descrever para os acadêmicos do 7° semestre do curso de Enfermagem sobre a Assistência de enfermagem em Gerontologia focando na patologia de Alzheimer.
- Objetivos Específicos
Caracterizar a Assistência de Enfermagem ao idoso com doença de Alzheimer;
Informações e conhecimentos sobre a Gerontologia, o processo de envelhecimento em termos patológicos, em específico o Alzheimer.
Trazer o enfermeiro como instrumento de ações no cuidar do idoso com doença de Alzheimer focando no processo de enfermagem, seu Histórico, Anamnese, Prescrições, Evoluções e SAE, para melhor cuidado a este paciente.
- REVISÃO DA LITERATURA
- ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM GERONTOLOGIA NA DOENÇA DE ALZHEIMER.
O cuidado com a pessoa idosa é uma área especializada da enfermagem, e certas qualidades são importantes, uma delas é a capacidade para formar um relacionamento terapêutico com idoso. O relacionamento terapêutico, também denominado relacionamento enfermeiro-paciente ou relação de confiança, é definido como uma associação entre o paciente e a enfermeira estabelecida para produzir uma atmosfera de cura e de cuidado que promove comportamentos de saúde ou de busca a saúde ( ROACH, Sally – 1998).
Merece destaque que o cuidar envolve um agir, uma atitude do enfermeiro integrado por duas informações: a pessoal e a profissional.
As possíveis repercussões destes valores, com reflexos na pratica dos enfermeiros, podem ser percebidas no cotidiano, no relacionamento entre clientes-profissionais de enfermagem. Este relacionamento perpassa pela subjetividade do profissional que assiste, intervindo no cuidar, no agir humano, desta forma podendo ter melhor resultado na patologia do idoso.
O aumento da população idosa em todo o mundo, com isso igualmente a importância de dar atenção não só para a saúde física , mas também para a saúde mental da população com mais de 65 anos que a sobre vida almentou. A partir desta idade, surgem afecções próprias do idoso e uma das mais devastadoras para os familiares é a demência do tipo Alzheimer, pois o impacto do diagnóstico para eles pode ser desalentador, devido a problemática de desconhecimento da doença, do que fazer, de como agir, de como entender a pessoa afetada, e sobretudo, de como entender os próprios sentimentos em relação ao papel de cuidador. (SANTANA, AlMEIDA et al 2009)..
...