TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grandes mudanças tecnológicas

Projeto de pesquisa: Grandes mudanças tecnológicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.106 Palavras (13 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 13

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: UM PANORAMA DA PRODUÇÃO NACIONAL

Belo Horizonte, Maio/2010.

Vanessa Belmonte - CEFET-MG - vabelmonte@yahoo.com.br - (31) 9225-1923

Márcia Gorett Ribeiro Grossi - CEFET-MG - marciagrossi@terra.com.br - (31) 9219-7221

Categoria (F) Pesquisa e Avaliação

Setor Educacional (5) Educação Continuada em Geral

Natureza do Trabalho (A) Relatório de Pesquisa

Classe (1) Investigação Científica

RESUMO: Com o desenvolvimento da internet e a popularização do uso do computador, surgiram diversas ferramentas para auxiliar a criação e a oferta de cursos mediados por essas tecnologias, tais como os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Diante do crescimento da oferta de cursos a distância e da utilização de AVA, este artigo teve como objetivo conceituar as principais terminologias relacionadas ao assunto e identificar o que tem sido produzido nacionalmente em termos de conhecimento científico relacionado à expressão ambientes virtuais de aprendizagem, através de livros, artigos, teses e dissertações. Dentre os resultados da pesquisa, verificou-se a existência de 6 livros, 47 artigos, 373 dissertações de mestrado e 88 teses de doutorado.

PALAVRAS-CHAVE: Ambientes virtuais de aprendizagem, educação a distância, novas tecnologias.

2

1. Introdução

As grandes mudanças tecnológicas ocorridas nas últimas décadas, denominadas por Castells (1999) como a revolução da tecnologia da informação, têm influenciado todas as esferas da atividade humana, em especial a educação. Nesse contexto, sistemas de educação a distância (EaD) ganham destaque com o uso das ferramentas disponibilizadas pelas novas tecnologias para mediatizar o processo de ensino e aprendizagem. Diante do crescimento da oferta de cursos a distância e da utilização de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), este artigo teve como objetivo conceituar as principais terminologias relacionadas ao assunto e identificar o que tem sido produzido nacionalmente em termos de conhecimento científico relacionado à expressão ambientes virtuais de aprendizagem. A partir de pesquisa realizada no início de 2010, foram identificadas as publicações existentes em livros, artigos, teses e dissertações. Constatou-se que devido à dedicação a pesquisa nessa área ser recente, ainda é pequeno o número de livros publicados, existindo um número crescente de artigos, teses e dissertações, principalmente a partir de 2006. Para a identificação dos livros foi realizada uma pesquisa bibliográfica, consistindo de um levantamento dos livros publicados nacionalmente e relacionados diretamente com o termo ambientes virtuais de aprendizagem, a partir de pesquisa via internet, em sites de buscas, bibliotecas e livrarias virtuais. As demais publicações foram identificadas a partir de pesquisa realizada nos periódicos (para levantamento dos artigos) e banco de teses e dissertações do Portal da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Vale ressaltar que a pesquisa considerou apenas publicações que se referem diretamente ao termo AVA, excluindo, assim, publicações relativas a terminologias similares ou que tratam de EaD de forma geral.

2. Referencial teórico

A educação a distância pode ser compreendida como o processo planejado de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, no qual professores e alunos não estão fisicamente presentes num mesmo local, mas espacial e temporalmente separados (BELLONI, 2008; MOORE, KEARSLEY,

3

2007). Historicamente, a EaD utilizou diferentes tecnologias, de acordo com os recursos disponíveis em cada geração: correspondência, radio/televisão, teleconferência e ambiente interativo. Com o desenvolvimento da internet e a popularização do uso do computador, surgiram diversas ferramentas para auxiliar a criação e a oferta de cursos mediados por essas tecnologias, tais como os ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). De acordo com Santos (2003), apesar da expressão ambientes virtuais de aprendizagem ser, atualmente, muito utilizada, seu conceito não é tão claro e merece atenção. De modo geral, um AVA refere-se ao uso de recursos digitais de comunicação, principalmente, através de softwares educacionais via web que reúnem diversas ferramentas de interação (OLIVEIRA et al., 2004; VALENTINI, SOARES, 2005). De acordo com Oliveira et al. (2004), um ambiente de aprendizagem pode ser conceituado como os espaços das relações com o saber, o qual é o objeto maior do processo de aprendizagem. Tais espaços são compreendidos pelos autores como ambientes favorecedores da construção do conhecimento que ocorre a partir das interações dos alunos com os conteúdos, com os outros alunos e com os professores (OLIVEIRA et al. 2004, p. 118). Por isso, a sala de aula é o principal, e tradicional, ambiente de aprendizagem, construído especialmente com o objetivo de ser o local no qual ocorre o processo educacional. É importante esclarecer a diferença entre um ambiente virtual de aprendizagem e um ambiente informatizado de aprendizagem. Quando ocorre a inserção da tecnologia de informática, principalmente o computador, como recurso pedagógico dentro da sala de aula, considerando que a condução do processo ensino-aprendizagem não está na tecnologia, mas no professor, há um ambiente informatizado de aprendizagem (AIA) (OLIVEIRA et al. 2004, p. 120). Segundo Oliveira et al. (2004) diversas estratégias podem ser utilizadas na construção de um AIA, no qual o computador é utilizado para viabilizar interações, apresentações de trabalhos, desenvolvimento de pesquisas e trabalhos acadêmicos, estudo de conteúdos e atividades de ensino presencial e a distância. Um AIA é o ambiente tradicional caracterizado pela inserção de tecnologias, enquanto que um AVA é o ambiente utilizado para substituir o ambiente tradicional.

4

Para Santos (2003), todo ambiente virtual pode ser considerado um ambiente de aprendizagem desde que esta seja entendida “como um processo sócio-técnico onde os sujeitos interagem na e pela cultura sendo esta um campo de luta, poder, diferença e significação, espaço para construção de saberes e conhecimento” (SANTOS, 2003, p. 2). Segundo a autora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com