Hfvfc V
Monografias: Hfvfc V. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maysahelen • 18/3/2015 • 673 Palavras (3 Páginas) • 190 Visualizações
CRAS – NADJA SUELY FREITAS ARAUJO
Autor (Maysa Helen de Oliveira Mendonça)
Orientador Local (Joanna Falcão de Oliveira)
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso de Bacharelado em Serviço Social (SES0164) – Estágio I
06/11/14
1 INTRODUÇÃO
O Centro de Referência Assistência Social – CRAS Nadja Suely Freitas Araújo está localizado na Rua Capitão Costa, nº 22 no Distrito de Humildes e é um órgão vinculado a Secretária de Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de Feira de Santana. O CRAS é uma unidade pública estatal descentralizada da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) que atua como principal porta de entrada do Sistema único de Assistência Social (SUAS) o qual é o modelo de gestão utilizada no Brasil para operacionalizar as ações de assistência social. O SUAS foi criado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) a partir do previsto na Lei Federal nº 8.742 de 7 de dezembro de 1993, a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS).
O CRAS tem por objetivo, fortalecer a função preventiva da família, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida. Prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social vivenciadas. Promover aquisições sociais e materiais às famílias, promover acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais, contribuindo para a inserção das famílias na rede de proteção social de assistência social. O equipamento além de ofertar serviços e ações de proteção básica, possui a função de gestão territorial da rede de assistência social, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.
2. RELATO E ANALISE DO PROCESSO DE TRABALHO
No CRAS é realizado vários trabalhos como acolhimento das famílias realizado na recepção que orientar o demandatário e encaminha para o atendimento com a assistente social ou qualquer outra técnica no qual necessita. Assim é feito o cadastro no CRAS através dos dados coletados identificar assim a necessidade do demandatário e o programa no qual se enquadra.
Acompanhamento e fortalecimento de vínculos familiares e comunitário em grupos de convivência com diferentes faixas etárias onde são realizadas atividades sócio educativas e integração da família; realizar também visita domiciliar para a situação social da família para assim averiguar e realizar sua inserção no PBF; encaminhamentos de acordo com a demanda do demandatário.
2.1 PROCESSO DE INSERÇÃO E ATIVIDADES REALIZADAS
Observando o trabalho no geral de toda equipe e assim realizando atividades sob a supervisão e orientação da supervisora.
Ao chegar no CRAS fui muito bem recebida, sendo acolhida por toda equipe de profissionais e logo envolvida nas atividades ali desenvolvidas.
2.2 AVALIAÇÕES DO PROCESSO DE SUPERVISÃO
A supervisora foi de suma importância para um conhecimento e análise segura dos trabalhos que são desenvolvidos e uma visão mais censurada da realidade social em que encontra o distrito de Humildes.
...