Historia Do Seguro No Brasil
Monografias: Historia Do Seguro No Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: verenice.neumitz • 21/5/2014 • 297 Palavras (2 Páginas) • 379 Visualizações
1 - Evolução Histórica dos Seguros no Brasil
O surgimento do seguro no Brasil se deu com a vinda da família Real para o Brasil isso no ano de 1808, neste ano surgiu a primeira seguradora que se chamava Companhia de Seguros Boa Fé , com o objetivo de seguros marítimos, sendo ela regulamentada pelas Leis Portuguesas.
Já no ano de 1850 com o surgimento do Código Comercial Brasileiro ( Lei 556 de 25 de junho de 1850 ) é que o seguro no Brasil foi estudado e regulamentado, sendo que a partir desta data começou a surgir inúmeras seguradoras , que passaram a operar não só com seguro marítimo mas também com seguros terrestre.
Já em 1855 foi autorizada a comercialização de seguros de vida o que no código comercial era proibida, a autorização foi conseguido com o argumento que no código só proibia a comercialização de seguros de vida se fossem vinculados ao seguro marítimo.
Em 1862 as empresas de seguros estrangeiras começaram a se interessar pelo mercado brasileiro, assim implantando no Brasil as primeiras sucursais de seguradoras sediadas no exterior.
Em 5 de setembro de 1895, foi promulgada a Lei 294 que obrigava as companhias estrangeiras em aplicar suas reservas técnicas no Brasil , já que antes os prêmios cobrados eram transferidos para as matrizes assim gerando uma significativa evasão de divisas.
Nesta época algumas seguradoras estrangeiras não concordaram com a lei e fecharam suas sucursais no Brasil.
O Instituto de Resseguro do Brasil ( IRB Brasil Re) foi criado em 1939 no governo Vargas com a atribuição de exercer o Monopólio , quebrado em 2007. No ano de 1966 foi fundada a SUSEP ( Superintendência de Seguros Privados), para substituir o Departamento Nacional de Seguros Privados , sendo assim o SUSEP o órgão oficial fiscalizador de seguros no Brasil.
...