História Da Educação
Artigo: História Da Educação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: dcastroa1 • 21/2/2015 • Artigo • 402 Palavras (2 Páginas) • 200 Visualizações
A)
O artigo aborda o sócio-construtivismo como sistema e seus principais pressupostos e sua relação com práticas educativas, com a função da escola e do educador. A partir de diretrizes mais gerais, explícita a fundamentação para a proposição do trabalho pedagógico junto à criança na pré-escola onde o brincar deve ser considerado um componente curricular essencial.
Para Froebel, as brincadeiras são os primeiros recursos no caminho da aprendizagem, não é apenas diversão, mas um modo de criar representações do mundo concreto com a finalidade de entendê-lo.
B)
O socialismo busca esclarecer as mudanças sociais que a sociedade sofre, devido a grande aceleração industrial e urbanização; Analisa as mudanças de classes sociais e desequilíbrio das relações técnicas de produção que atua sobre a natureza e uso excessivo da força do trabalhador e estuda sobre os conflitos originados das desigualdades econômicas e a forma como o sistema capitalista controla as idéias das pessoas para que elas não percebam a diferença no poder econômico e na qualidade de vida.
O positivismo busca compreender tudo o que se refere ao homem principalmente a relação entre eles. Tem posição diferente do socialismo, defende somente a afirmação que fosse analisada com verdadeiro espírito científico com objetividade e com ausência de metas pré-concebidas, próprias da ciência em geral;Compreende a sociedade capitalista como forma dos indivíduos se unirem para exercer funções sociais que estão incompletas, possibilitando a vida prática em comum. A divisão do trabalho social produz a solidariedade. (BOURDÈ, Guy e Martin. Hervé. As escolas Históricas. Lisboa Editora Europa – América 2000)
C)
Nos meios acadêmicos John Dewey(1859 – 1952) é fonte de referências em estudos e pesquisas sobre o pensamento e as habilidades reflexivas e criticas dos estudantes, sobre tudo no campo da arte educação. No Brasil suas idéias sobre o pragmatismo e a democracia inspiravam a nova escola, a criação de escolas de aplicação, ou escolas laboratório e influenciaram também os atuais PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais).
D)
O construtivismo inspirado nas idéias do suíço Jean Piaget (1896 – 1980), o método procura instigar a curiosidade, já que o aluno é levado a encontrar as respostas à partir de seus próprios conhecimentos e de sua interação com a realidade e seus colegas. Defende-se que o construtivismo é fruto da união das correntes pedagógicas mais recentes uma versão estendida desses métodos.
A educação nesse método é tecida em conjunto por alunos e professores. Essa metodologia conduz a uma nova visão de mundo.
(Construtivismo na educação. Almanaque Saraiva. Setembro 2010).
...