Iluminismo
Trabalho Universitário: Iluminismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 29/8/2014 • 595 Palavras (3 Páginas) • 1.544 Visualizações
O PENSAMENTO ILUMINISTA E O DESENCANTAMENTO DO MUNDO:
Modernidade e a Revolução Francesa como marco paradigmático
Trabalho de resenha apresentado para a disciplina Ciências Sociais Aplicadas a Saúde à Anhanguera Educacional, para a avaliação do 1º bimestre de 2014, sob orientação do professora (Msd MARGARETE ALCÂNTARA DA FONSECA ARIOZA).
Anhanguera Educacional
2014
Ensaio acadêmico sobre
O PENSAMENTO ILUMINISTA E O DESENCANTAMENTO DO MUNDO:
Modernidade e a Revolução Francesa como marco paradigmático
I. Introdução
O presente trabalho busca analisar o pensamento iluminista um movimento que ocorreu na Europa no século XVIII, foi um período de transformação na estrutura social, onde os temas giravam em torno da liberdade, do progresso e do homem, buscavam um processo desenvolvido para corrigir as desigualdades sociais e garantir os direitos naturais do indivíduo perante a sociedade, e por isso surgiram vários pensadores iluministas chamados de “filósofos” e o principal objetivo destes pensadores era a felicidade humana.
O movimento iluminista utilizou da razão no combate a fé na igreja católica e a ideia de liberdade para combater o poder centralizado da monarquia. Com essência transformou a concepção de homem e de mundo.
O PENSAMENTO ILUMINISTA E O DESENCANTAMENTO DO MUNDO:
Modernidade e a Revolução Francesa como marco paradigmático
• O pensamento iluminista foi um movimento intelectual que teve origem no século XVIII na Europa (França, Inglaterra, Espanha e Portugal). Este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. Com isso observando inumeros governos monárquicos autoritários e um sistema econômico sem liberdade.
• O pensamento iluminista também chamado de doutrina filosófica do moderno trazia inúmeras idéias revolucionárias no campo da política, economia, economia social e religiosa, seu principal objetivo era esclarecer a população, trazer a razão humana iluminando a cabeça do povo e se livrando das trevas da ignorância, por isso seu símbolo era a lâmpada.
• Uma Europa enraizada nas monarquias absolutistas sem liberdade de expressão com uma igreja Católica intolerante, os filósofos buscavam novos modelos mais democráticos para o convívio social, defendendo a bandeira dos pensamentos iluminista.
• Uma dos primeiros “Montesquieu” Trouxe a ideia da divisão dos três poderes na politica (Executivo Legislativo e Judiciário). Já “Voltaire” criticava o autoritarismo religioso e “Rousseau” defendia um contrato social entre o governo e a população, uma forma dos governantes assumirem suas populações.
• Uns dos legados deixados pelos iluministas foi o despotismo esclarecido, em que cada governante deveria ter um auxilio filósofo iluminista para ajudar na forma de governar, outro legado os ideais iluministas que ajudaram nas Revoluções Francesas, Americanas e nas Independências Latino-americanas. As idéias iluministas chegaram ao Brasil no século XVIII. Muitos brasileiros das classes mais altas da sociedade iam estudar em universidades da Europa e entravam em contato com as teorias e pensamentos que se desenvolviam em território europeu. Ao retornarem ao país, após os estudos, estas pessoas divulgavam as ideias do iluminismo, principalmente, nos centros urbanos.
• A principal influência do iluminismo, principalmente francês, pôde ser notada no processo de Inconfidência Mineira (1789). Alguns inconfidentes conheciam as propostas iluministas e usaram como base para fundamentar a tentativa de independência do Brasil.
II. Considerações Finais
Concluimos que os ideais iluministas promoveram intensas transformações sociais e científicas. O homem passou a ter uma nova alternativa de entender o mundo através da ciência. Assim sendo, o Iluminismo influenciou na construção dos regimes políticos de várias civilizações, levantando a bandeira de Igualdade, Liberdade e Fraternidade, influenciaram diferentes movimentos populares pelo mundo, inclusive no Brasil.
Referências Bibliográficas
• Vico Denis S. de Mello, Manuella Riane A. Donato.
O PENSAMENTO ILUMINISTA E O DESENCANTAMENTO DO MUNDO,
Modernidade e a Revolução Francesa como marco paradigmático, Ano II, Nº 4, Dezembro/201. Disponível em:
http://www.revista.ufal.br/criticahistorica/attachments/article/118/O%20Pensamento%20Iluminista%20e%20o%20Desencantamento%20do%20Mundo.pdf
...