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Iluminismo

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Por:   •  5/3/2015  •  6.238 Palavras (25 Páginas)  •  191 Visualizações

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Revista Crítica Histórica Ano II, Nº 4, Dezembro/2011 ISSN 2177-9961

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O PENSAMENTO ILUMINISTA E O DESENCANTAMENTO DO MUNDO:

Modernidade e a Revolução Francesa como marco paradigmático

THE ILLUMINIST THOUGHT AND THE DISENCHANTMENT OF THE WORLD:

Modernity and the French Revolution as paradigmatic landmark

Vico Denis S. de Mello*

Manuella Riane A. Donato**

RESUMO: Tem-se, a partir da ascensão do pensamento filosófico e científico, em meados do século XVI, uma

mudança acerca da funcionalidade da ciência e do lugar do indivíduo no mundo. Mas essa alteração só foi possível

através da expansão do iluminismo, tendo como marco histórico a Revolução Francesa. Como frutos desses novos

paradigmas, encontram-se: i) a decadência do pensamento clerical; ii) o racionalismo como propulsor do saber, e;

iii) o indivíduo recolocado como o centro do conhecimento universal. À esta ruptura paradigmática convencionou-se

chamar de Modernidade. Portanto, o presente trabalho busca analisar conceitualmente a evolução e consolidação

do pensamento iluminista e, respectivamente, da Modernidade, além de retratar a Revolução Francesa e sua

importância ímpar no percurso histórico ocidental.

Palavras-chave: Passado; Modernidade; Iluminismo; Revolução Francesa.

ABSTRACT: From the rise of philosophical and scientific thought, in the mid-sixteenth, there was a change in the

functionality of science and the role of individual in the world. But this change was only possible trough the

enlightenment’s expansion, having the French Revolution as historical landmark. Some results of these paradigms

are: i) the decline of clerical thought; ii) the rationalism as propellant of knowledge, and; iii) the individual as the

center of universal knowledge. This paradigmatic rupture was called Modernity. Therefore, this paper aims to analyze

the evolution and consolidation of enlightenment thought and respectively of Modernity, beyond discuss the French

Revolution and its importance in the western history path.

Palavras-chave: Past; Modernity; Enlightenment; French Revolution.

Introdução

O presente trabalho busca analisar o processo de mudança da concepção entre

antigo/moderno, passado/presente, além de como o iluminismo influenciou sobremaneira na

formação de um pensamento hegemônico na sociedade ocidental. Ressalta-se que esse

processo começa a ter maior aceitação entre os séculos XVII e XVIII. É nesta época que

grandes cientistas e filósofos acabariam por estabelecer e mapear o campo teórico que ainda

hoje nos sustentamos.

* Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), atualmente é mestrando em

Ciência Política pelo PPGCP-UFPE e bolsista CAPES.

** Bacharel em Relações Internacionais pela Faculdade Integrada do Recife. Mestranda em Ciência Política na

Universidade Federal de Pernambuco e bolsista CAPES.

Revista Crítica Histórica Ano II, Nº 4, Dezembro/2011 ISSN 2177-9961

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Paradigmas consolidados em um primeiro momento no saber eclesiástico – a ideia da

providência divina e na escatologia – e, em um segundo momento, no saber científico –

consolidada pela Revolução Francesa – conjugado com a técnica, que proporcionaria uma

mudança drástica no estilo de vida humano. A mudança trazida pela revolução capacitaria o

“progresso” da sociedade: responsável pela promoção das potencialidades humanas e da

condução do conhecimento tecnológico – vivenciados até hoje por nós.

Foi através de pensadores como Copérnico, Galileu, Newton – fundadores da ciência

natural – e também por filósofos como Locke, Montesquieu e Rousseau que se deu o

desenvolvimento do pensamento iluminista. Nesse movimento que iniciou e aprofundou-se o

processo da transformação social e técnica – em detrimento da metafísica e dos cálculos

esotéricos – sem precedentes na história da humanidade.

Era, então, com a popularização da ciência que alcançaríamos um grau de

desenvolvimento. Ou seja, este foi

um dos ícones daquele século, que marcou o sucesso definitivo de uma doutrina geral

de progresso. O avanço da astronomia – com a perda do privilégio cósmico da Terra –

e a necessidade de admitir que podemos não estar sós no universo tiveram uma

profunda influência no pensamento humano. O destino universal do homem, defendido

pela Igreja, sofreu forte abalo; restava-nos perdidos na imensidão do universo,

encontrar uma teoria menos grandiosa para iluminar nosso futuro de habitantes desse

pequeno planeta (DUPAS, 2006, p. 40).

Processo este, que levou à dissolução dos mitos e a substituição da imaginação pelo

saber racional e científico. Dessa forma, terminada a era das explicações metafísicas, a

racionalidade

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