TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indústria cultural

Seminário: Indústria cultural. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Seminário  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 4

mais “apelativo” como programas do estilo de Cidade Alerta e Brasil Urgente, que nos passam as noticias de uma forma mais dramatizada, notamos o tamanho da divergêAs opiniões de telespectadores e não telespectadores sobre o Jornal Nacional são extremamente divergentes. Atualmente, todos ou à grande maioria da população tem acesso a esse tipo de programação. Alguns têm em vista como tendenciosos e até duvidosos, grandes manipuladores de informação. Enquanto alguns veem como uma fonte de informação generosa e de boa qualidade. Se formos comparar, de uma maneira geral, as informações transmitidas por um jornal de renome como Jornal da Cultura e outro de cunho mais “apelativo” como programas do estilo de Cidade Alerta e Brasil Urgente, que nos passam as noticias de uma forma mais dramatizada, notamos o tamanho da divergência de publico, de assunto abordado e da forma que é tratada a noticia. O Jornal Nacional se destaca destes, abrangendo uma cultura de comunicação em massa extremamente eclética, por ser transmitido numa emissora mundialmente conhecida, pela seriedade que carrega em tantos anos de exibição no ar.

A Indústria Cultural tem investido em programas que atraiam visibilidade, que gerem lucro para as emissoras e afiliadas, deixando a desejar na questão real de cultura. Temos visto cada vez mais programas tendenciosos, de péssima qualidade e de cunho totalmente apelativo, onde cenas de explicita falta de ética pessoal e profissional têm sido levadas como pontos positivos, no maior exemplo do que tenho dito coloco as novelas, onde os “galãs” são de má índole, trabalhando com atividades ilícitas, infringindo as leis a cada capitulo e são tidos como os heróis pelo grande publico. Neste ponto, os programas de cunho jornalístico e informativos, estão cada vez mais extintos da televisão.

A grande dificuldade que podemos notar nos dias de hoje é que a informação é transmitida de uma maneira tendenciosa, gerando assim uma serie de possibilidades de interpretação e entendimento, por parte do publico de uma forma geral. Não encontramos facilmente nos meios de comunicação em massa uma forma de evidenciar fatos que não nos tendenciem a interpretar determinada noticia da forma que nos convém. Divergência de informações e fatos tem sido a maior causa dessa problematização por parte de emissoras de Tv e da Indústria Cultural, de uma maneira geral.

O Jornal Nacional, como já dito anteriormente é o maior discriminador de informações, nacional e internacionalmente conhecidos até hoje. Um grande marco na evolução da comunicação em massa, desde o surgimento das grandes mídias informativas. Há mais de 40 anos levando informação e conhecimento a todos os cantos do país e do mundo, não existindo barreiras para a informação. Tendenciosa ou não, a mídia mais utilizada por todos até hoje.

ncia de publico, de assunto abordado e da forma que é tratada a noticia. O Jornal Nacional se destaca destAs opiniões de telespectadores e não telespectadores sobre o Jornal Nacional são extremamente divergentes. Atualmente, todos ou à grande maioria da população tem acesso a esse tipo de programação. Alguns têm em vista como tendenciosos e até duvidosos, grandes manipuladores de informação. Enquanto alguns veem como uma fonte de informação generosa e de boa qualidade. Se formos comparar, de uma maneira geral, as informações transmitidas por um jornal de renome como Jornal da Cultura e outro de cunho mais “apelativo” como programas do estilo de Cidade Alerta e Brasil Urgente, que nos passam as noticias de uma forma mais dramatizada, notamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com