TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inflação

Trabalho Escolar: Inflação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2013  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  967 Visualizações

Página 1 de 2

Inflação

8.1 Conceito de Inflação

A inflação é definida como um aumento contínuo e generalizado no índice de preços, ou seja, os movimentos inflacionários são aumentos contínuos de preços, em não podem ser confundidos com altas esporádicas de preços. O aumento de um bem ou serviço em particular não constitui inflação, que ocorre apenas quando há um aumento generalizado da maioria dos bens e serviços.

As fontes de inflação costumam diferir em função das condições de cada país:

A) tipo de estrutura de mercado (oligopolista, concorrencial etc.), que condiciona a capacidade dos vários setores de repassar aumentos de custos aos preços dos produtos;

B) grau de abertura da economia ao comércio exterior: quanto mais aberta a economia à competição externa, maior a concorrência e menores os preços dos produtos;

C) estrutura das organizações trabalhistas: quanto maior o poder de barganha dos sindicatos, maior a capacidade de obter reajustes de salários acima dos índices de produtividade, e maior pressão sobre os preços.

A forma mais tradicional para estudar a questão inflacionária é distinguir a inflação provocada pelo excesso de demanda agregada (inflação de demanda) da inflação por elevação (inflação de custos) e da inflação devida aos mecanismos de indexação de preços (inflação inercial).

8.4 O Plano Real (Uma parte só)

Após a reforma monetária inicial, a política antiinflacionária concentrou-se nas chamadas âncoras monetária e cambial. A âncora monetária constitui no estabelecimento da taxa de juros e da taxa de compulsório sobre depósitos à vista relativamente elevadas, para controlar a demanda agregada. A âncora cambial constitui na valorização do real associada ao regime de câmbio fixo. Ao tornar o rela relativamente valorizado em relação às moedas estrangeiras, em particular ao dólar, as importações tornaram se mais baratas, aumentou-se a concorrência com produtos produzidos brasileiros, ancorando-se os preços internos. Nesse aspecto, deve-se considerar que contribuiu para esse resultado a abertura comercial iniciada timidamente no governo Sarney, e incrementada no governo Collor de Mello, através de redução das tarifas de importação e barreiras alfandegárias.

Essas âncoras permanecem até janeiro de 1999, quando se estabeleceu um novo regime cambial de câmbio fluente, dentro da política de controle da inflação, e a adoção de metas de inflação, estabelecendo-se uma banda (limites superior e inferior) para a inflação futura, onde o governo se compromete a cumpri-la, pelo controle da taxa de juros, através do COPOM-Comitê de Política Monetária do Banco Central.

Além do sucesso no combate à inflação, o Plano Real proporcionou uma melhoria do padrão de vida dos trabalhadores de baixa renda, que eram os maiores prejudicados com a inflação elevada, já que só tinham condições de recuperar a perda de poder aquisitivo por ocasião dos dissídios, como apontamos anteriormente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com