Interação da sociologia e educação
Artigo: Interação da sociologia e educação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 78958741104 • 26/10/2014 • Artigo • 592 Palavras (3 Páginas) • 221 Visualizações
3ª Etapa:
“Se agimos, somos responsáveis pelo que se realiza através de nossas ações, se nos afastamos da ação, somos responsáveis pelo que não fizemos”. (Agnes Heller.
Para Agnes Heller, os homens desenvolvem uma relação individual com o sistema de valores da sociedade à qual eles se referem e é isso que a ética significa.
Então, isso quer dizer que qualquer escolha ética é uma escolha individual. Indagar se uma escolha ética seria, então, uma questão subjetiva.
Para que isso seja compreendido pelos alunos é importante discutir a diferença existente entre uma escolha individual e uma escolha subjetiva.
Evidenciar que mesmo quando optamos por não fazer algo em alguma circunstância, estamos fazendo uma escolha, pela qual somos responsáveis, como explicaríamos, então, as diferenças que diferentes indivíduos apresentam em relação às escolhas éticas.
Uma primeira explicação poderia ser de que diferentes ambientes e estratos sociais estão marcados por sistemas de valores também diferentes.
Um segundo ponto a considerar é que, ao longo da vida, nos deparamos com outros sistemas de valores, próprios de outros ambientes ou estratos sociais ou mesmo próprios de sociedades mais antigas.
Isso significa dizer que temos uma relativa autonomia de interpretação e de escolha. "Relativa" porque a situação social em que nos encontramos e os diversos sistemas de valores que coexistem num determinado momento histórico se constituem nos limites para nossa interpretação e realização de valores. Nesse sentido é que dizemos que se trata de uma escolha individual e não subjetiva
Por fim, comentar que há na obra de Heller uma dupla preocupação: com a intenção e com a consequência. Ter uma intenção pautada em determinados valores é importante, mas não é suficiente.
É preciso reconhecer as consequências de nossas ações, mas, claro, aquelas consequências que são previsíveis.
Considerações finais
A Sociologia da Educação nos revela que é preciso refletir sobre a função da escola com relação à reprodução ou não de ideologias.
É na sociedade moderna que se forma a ideia de educação para formar cidadãos, escolarização universal, gratuita e leiga, que deve ser estendida a todos; assim, a escola passa a ser a forma predominante da educação.
As diferentes teorias sociológicas pensam a escola e o sistema de ensino a partir de projetos socioeducativos coerentes com seus pressupostos. A superação dessa sociedade desigual visa a formulação de um projeto emancipatório que pretende construir uma nova sociedade que vá além do valor, do dinheiro, da mercadoria, do trabalho, do Estado e da política, mas uma sociedade para todos.
O nosso papel como educadores nesta busca pelo saber é o de parceiro mais experiente que promove as interações, que planeja e organiza atividades com o objetivo de através das relações dentro do espaço que oferece buscar o desenvolvimento integral de todas as potencialidades da criança.
Nós devemos ter nossa proposta voltada para o bem
...