Introdução à Administração
Pesquisas Acadêmicas: Introdução à Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ffsouza1979 • 21/10/2013 • 944 Palavras (4 Páginas) • 210 Visualizações
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO – ÁREAS FUNCIONAIS
Resumo sobre Áreas Funcionais
As áreas funcionais sofreram evolução no tempo, tanto em nome como em sua concepção. O quadro abaixo mostra a linha do tempo em relação às áreas administrativas e incorpora, rudemente, a ideia de sistemas abertos e fechados.
Administração Política de Negócios Liderança nos negócios
Pessoal Recursos Humanos Administração de Pessoas
Vendas Vendas e Marketing Vendas e Marketing
Produção Operação Valor adicionado
Contabilidade Contabilidade Medida de Resultados
Finanças Finanças Finanças
De 1922 a 1945 De 1945 a 1998 A partir de 1999
A visão de ambiente organizacional tornou-se importante no final dos anos 1950 no início dos anos 1960, época em que a teoria de sistema, de Ludwig (1951) foi considerada importante no campo da administração.
A teoria de sistema permite melhor entendimento das funções da empresa e dá visão global da organização e suas inter-relações com o ambiente interno e externo.
Os aspectos do meio e recursos são enfatizados no sistema aberto, ao passo que o sistema fechado limita as informações do feedback para operações, excluindo informação sobre o meio e recursos.
Nas organizações as tomadas de decisão são feitas dentro do contexto de fatores internos e externos à organização, servindo para identificar alternativas de curso de ação. Em síntese, administrar torna-se um processo de guiar um sistema organizacional através de um ambiente que provê recursos, assistência e restrição a um conjunto de objetivos.
ANALISANDO AS PARTES DO MODELO
Inputs: São os elementos de entrada, fatores de produção. Alimentam e ativam o processo organizacional e permitem um resultado.
Outputs: São as saídas produzidas pelo modelo, podendo ou não coincidir com os objetivos preestabelecidos. Podem ser produtos, processos, informações e conhecimentos.
Exemplo de relacionamento input/output:
Input Output
Recursos monetários Resultado financeiro
Recursos materiais Produtos/serviços
Recursos humanos
Conhecimento
Recursos tecnológicos Informação
Informação Sucesso no negócio
Conhecimento
Os inputs influenciam diretamente os outputs, e muitas vezes é difícil conciliar os inputs disponíveis com os outputs desejáveis ou esperados.
O PROCESSO no sistema organizacional é o local onde os recursos são combinados e/ou transformados. O PROCESSO também pode ser chamado de mediador dos elementos de entrada e saída do sistema.
Uma organização só poderá sobreviver se estiver atenta às condições do ambiente, também consideradas elementos de input ao sistema. O aspecto meio constitui fatores econômicos, políticos, sociais, tecnológicos e de mercado, que podem ser favoráveis ou desfavoráveis ao bom desempenho da empresa. O fator de mercado deve ser dividido em mercado fornecedor de matéria-prima e concorrencial.
Dentro da abordagem sistêmica, as decisões tomadas em qualquer função organizacional podem ser tratadas de forma hierarquizada. A maioria das empresas divide hierarquização de sistema de decisões em três níveis.
Na teoria de sistema, somente o processo apresenta uma saída como produto final; as demais saídas são em formas de decisões. Apesar de o processo não ser um elemento de decisão, é uma parte muito importante do sistema, pois é ele que dará condições de avaliar as decisões tomadas nas camadas superiores.
Qualquer que seja a área funcional trabalhada – Operações, Recursos Humanos, Vendas e Marketing ou Finanças – o fluxo de decisões funcionará dentro da mesma hierarquia, ou seja, decisões estratégicas em primeiro lugar, dando subsídios para decisões operacionais.
As decisões estão inseridas em cada camada. A camada n + 1 são as decisões de cúpula ou alta direção e estabelecem o conjunto de políticas geral da empresa e é a camada mais próxima do ambiente externo. A camada 1 é a que está mais
...