Lojas Americanas
Exames: Lojas Americanas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MARINAARA • 29/11/2013 • 358 Palavras (2 Páginas) • 940 Visualizações
a) Comercialização:
A comercialização de mercadorias é feita diretamente ao consumidor final através de uma rede de 752 lojas de departamentos de abrangência nacional com característica predominante de auto-serviço. A vasta gama de mercadorias é classificada em 6 setores, denominados “Mundos”, de acordo com o seu uso final. Os Mundos são: Lazer, Beleza, Lar, Infantil, Confecção e Alimentos de Conveniência.
b) Distribuição:
As lojas são abastecidas diariamente através de 4 centros de distribuição (Recife, São Paulo Rio de Janeiro e Uberlândia) ou diretamente do fornecedor, no caso de mercadorias perecíveis e de Páscoa.
c) Mercados:
A empresa possui 727 lojas nas principais cidades do país em 25 estados e no Distrito Federal. E a evolução do número de lojas é um dos destaques da empresa no decorrer dos anos conforme mostra a relação a seguir:
18
exportação devido ao câmbio e à crise mundial; e o protecionismo da Argentina, um dos principais mercados da produção calçadista nacional. A valorização do dólar frente ao real, a reação do varejo ocorrido em 2012 e a ações macroeconômicas como taxa de juros abaixo de 8% e ações pontuais para a redução de encargos trabalhistas são fatores que deverão tornar 2013 um ano de recuperação do setor produtivo. Em relação a valores, a expectativa é de resultados positivos tanto para a produção quanto para o varejo. O índice de crescimento da produção deverá acompanhar o crescimento previsto para o PIB, embora a indústria continue ainda pressionada pela elevação dos seus custos de m 2013. O varejo, por outro lado, apresenta maiores oportunidades de crescimento não só pelo aumento da renda das famílias, do emprego e da facilidade do crédito, mas também pela redução do frenesi causado pelo consumo de automóveis, eletrônicos e linha branca, fomentados com a redução do IPI.
O diretor do IEMI argumenta que em 2012 os eletrônicos, a linha branca e os automóveis - todos beneficiados pela redução de IPI - captaram boa parcela da renda e das intenções de compra da população, que reduziu, ou adiou compras de outros produtos, dentre eles os calçados. Desta forma, é até natural que o consumidor volte, inclusive por necessidade, a adquirir com maior intensidade este produto em 2013.
...