Mudanças políticas e econômicas no mundo dos negócios
Projeto de pesquisa: Mudanças políticas e econômicas no mundo dos negócios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ranna123 • 4/6/2014 • Projeto de pesquisa • 2.370 Palavras (10 Páginas) • 203 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 As mudanças políticas e econômicas no mundo dos negócios.............................4
2.2 Medidas macroeconômicas e medidas microeconômicas.....................................6
2.3 A influência da microeconomia no mundo dos negócios e no
universo contábil...........................................................................................................8
2.4 Os benefícios socioeconômicos das mudanças na
microeconomia.............................................................................................................9
2.5 A causa mortis das empresas nacionais..............................................................10
4 CONCLUSÃO.........................................................................................................12
5 REFERÊNCIAS.......................................................................................................13
1 INTRODUÇÃO
O consequente trabalho ira abordar sobre mudadas econômicas as suas vantagens, desvantagens, e sua influência ambiente dos negócios. Sendo assim ainda ira discorrer sobre a importância das grandes e pequenas empresas no Brasil, ressaltando a grande influencia que os pequenos negócios estão tendo na economia do Brasil. E também expondo os riscos que esses micros ou até mesmo grandes empresários precisam evitar nas suas organizações para evitar a mortalidade da sua empresa.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 AS MUDANÇAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS NO MUNDO DOS NEGÓCIOS
Vivemos em um país onde a um grande número de micro e macros empresários. E esse número poderia ser bem maior, pois o espirito empreendedor dos brasileiros está em alta, pessoas ativas cheias de ideias novas para abrirem seu próprio negócio.
Abrir uma empresa no Brasil é fácil, comprando com a grande dificuldade de fazê-la continuar viva com inúmeras mudanças que ocorrem no ambiente dos negócios no Brasil, que tem várias leis e métodos bem elaborados tornando cada vez mais difícil o caminharem das empresas.
Falando sobre o ponto de manter a continuidade da empresa no panorama político é muito difícil, por que a incompetência e incapacidade dos governos de gerenciar a economia do país e não estimulando um bom ambiente de negócios e isso acaba comprometendo o estado de sobrevivência das empresas.
A nossa empresa brasileira vem enfrentando um combate, por exemplo, com a grande extensão de leis complicadas para abrir, fechar empresas, pagar impostos, exportar e importar, etc. E é aí que entra a microeconomia tentando fazer com que exacerbada burocracia seja reduzida ao máximo e que as regras seja mais simples possíveis.
Existem diversos obstáculos na economia brasileira, mais se o Brasil conseguisse passar e conseguir vencer a penas dois deles já teria um grande saldo pra um imenso desenvolvimento econômico, segundo Newton Freitas esses dois grandes desafios do Brasil são: 1º Completar o ajuste macroeconômico, a dívida pública e os juros que são muito altos. 2º Melhorar o ambiente de negócios por meio de reformas microeconômicas. Com esses obstáculos vencidos o Brasil irá sair em disparada podendo crescer tanto quanto a China.
Enquadrando o universo contábil no assunto, as modificações politicas, econômicas, edições de leis, decretos e medidas provisórias refletem nas mudanças importantes na forma da escrituração contábil, assim como nos valores dos resultados aprimorados. Dois exemplos disso e a recente implantação das normas contábeis internacionais as normas brasileiras, que resultou em dois bons exemplos disso: 1º A contemporânea incorporação das normas contábeis internacionais às normas contábeis brasileiras, que resultou em mudanças importantes na forma de escriturar a Contabilidade; 2º as diversas leis, decretos e medidas provisórias que modificaram alíquotas, bases de cálculo e formas de apuração de impostos.
2.2 MEDIDAS MACROECONOMICAS E MEDIDAS MICROECONOMICAS
Macroeconomia é a ciência que estuda os agregados econômicos, os seus comportamentos e as relações que conservam entre si. E Microeconomia é “o estudo voltado pra o comportamento das unidades ao estudo das empresas, suas respectivas produções e custos e ao estudo da produção e preços dos diversos bens, serviços e fatores produtivos” (Garófalo, 1998, p. 69).
A estrutura macroeconômica se compõe de cinco mercados:
• Mercado de Bens e Serviços: determina o nível de produção agregada bem como o nível de preços.
• Mercado de Trabalho: admite a existência de um tipo de mão-de-obra independente de características, determinando a taxa de salários e o nível de emprego.
• Mercado Monetário: analisa a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central que determina a taxa de juros.
• Mercado de Títulos: analisa os agentes econômicos superavitários que possuem um nível de gastos inferior a sua renda e deficitários que possuem gastos superiores ao seu nível de renda.
• Mercado de Divisas: depende das exportações e de entradas de capitais financeiros determinada pelo volume de importações e saída de capital financeiro.
A macroeconomia possui um padrão baseado no modelo da microeconomia, esse padrão aceita a abrangência da função política monetária possibilitando detectar aceitáveis fontes de instabilidade. O circuito econômico se alterna em época de rescisão e de aquecimento. Uma das variáveis centrais inflações, taxa de juros e taxas de câmbio. Entende-se por inflação o nível de atividade econômica, ajustado pelo produto autêntico da economia. E se diferencia pela elevada e constante dos custos e da economia.
...