Murilosantana
Resenha: Murilosantana. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: murilo_9_ • 9/8/2014 • Resenha • 307 Palavras (2 Páginas) • 156 Visualizações
Nas últimas décadas aconteceram mudanças muito importantes na legislação tributária brasileira e nos processos contábeis. Passando da fase que as escriturações eram feitas manualmente como os livros diários, razão, caixa, controle de duplicas a receber, controle de contas a pagar, entrada e saída de mercadorias, termos de ocorrências, inventários de produtos e mercadorias, para fase digital dos Sped’s (Sped Fiscal, Sped Contribuições, Sped Contábil) e os que estão por vim com EFD Social e EFD IRPJ.
Os sistemas de informações computadorizadas absorvem tarefas e procedimentos dos sistemas manuais, tais como: classificação, cálculos, sinterização elaboração da informação etc. É importante destacar que é cada vez mais acentuada a substituição dos sistemas manuais por sistemas computadorizados, particularmente em virtude da forte penetração empresarial das tecnologias de microcomputadores e de comunicação de dados.
Do ponto de vista organizacional, o profissional de contabilidade está cada vez melhor. Muitos deles estão lidando com a informática da melhor maneira possível, fazendo bom uso do computador. Esse novo profissional tem um perfil diferente daquele de pelo menos 20 anos atrás. Ele tem mais tempo para a leitura e conferencia, é menos sobrecarregado na execução de suas tarefas diárias e delega mais as atribuições a seus colaboradores. (OLIVEIRA, 2000).
Para Oliveira (2000) A informática tem grande importância para contabilidade podemos observar alguns pontos com no aumento da produtividade, melhorias na qualidade de serviço, facilidade na leitura previas dos relatórios, o atendimento às exigências dos órgãos quanto ao cumprimento de prazos, facilidade de acesso às informações da empresa, maior segurança das informações, menos espaços físicos nos ambientes de trabalho.
Agora é tudo mais simples a partir da emissão da nota fiscal de faturamento (Nota Fiscal Eletrônica), os mesmos dados gerados são integrados com o departamento fiscal e o lançamento contábil, automaticamente, por meio da parametrização dos sistemas. Em seguida, a NF-e é enviada por e-mail aos destinatários. Conforme figura 02.
...