Métodos E Metodo
Casos: Métodos E Metodo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Elydiane • 24/10/2014 • 418 Palavras (2 Páginas) • 172 Visualizações
O método e os métodos
Estes dois termos possuem especificações bem diferenciadas. O método é caracterizado por possuir uma ampla abordagem dos fenômenos da natureza e da sociedade. Portanto é determinado como método de abordagem. Já os métodos possuem finalidades mais concretas de investigação e mais restritas. Devido a isso é chamado de métodos de procedimentos.
O método de abordagem se divide em:
1) Indutivo: a partir da ocorrência dos fenômenos são originadas as leis e teorias;
2) Dedutivo: a partir das teorias e leis tem-se a ocorrência dos fenômenos;
3) Hipotético-dedutivo: formula hipóteses e testa a ocorrência de seus fenômenos;
4) Dialético: analisa a ação recíproca.
Método histórico
É a investigação do passado para relacionar sua influência nos fenômenos do presente.
Método comparativo
É utilizado para verificar semelhanças e explicar divergências.
Empregado em estudos de largo alcance, de setores concretos, quantitativos e qualitativos.
Método monográfico
Estuda determinado grupo de fatores para obter generalizações.
Estes fatores devem ser analisados através de todos os seus aspectos e influências.
Método estatístico
Este método tem como objetivo a análise de conjuntos complexos para, através disto, estabelecer as relações entre si e fornecer uma descrição quantitativa deste grupo em estudo.
Método tipológico
Apenas serve como modelo para a realização e análises e para a compreensão de casos existentes. “Entretanto, só podem ser objeto de estudo do método tipológico os fenômenos que se prestam a uma divisão, a uma dicotomia de "tipo" e "não tipo".”.
Método funcionalista
Considerado um método de interpretação que tem como objetivo o estudo de um determinado grupo através de seu sistema de organização.
Método estruturalista
Utilizado para analisar a realidade concreta de diversos fenômenos.
“O método parte da investigação de um fenômeno concreto, eleva-se a seguir ao nível do abstrato, por intermédio da constituição de um modelo que represente o objeto de estudo, retornando por fim ao concreto, dessa vez como uma realidade estruturada e relacionada com a experiência do sujeito social.”
Método etnográfico
Tem como foco principal a análise dos aspectos culturais de determinado grupo da sociedade. Conforme Eisman "é um modo de investigar naturalista, baseado na observação, descritivo, contextual, aberto e profundo. O objetivo da etnografia é combinar o ponto de vista do observador interno com o externo e descrever e interpretar a cultura".
Método clínico
É utilizado
...