O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE
Projeto de pesquisa: O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RafaGregio • 14/10/2014 • Projeto de pesquisa • 586 Palavras (3 Páginas) • 198 Visualizações
Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Trabalhos Gratuitos
Tecnologia / ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO AULA-TEMA 03: O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE
ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO AULA-TEMA 03: O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE
Exames: ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO AULA-TEMA 03: O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos
Enviado por: VitorManso 02 junho 2013
Tags:
Palavras: 633 | Páginas: 3
Visualizações: 3274
Imprimir Trabalho ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO AULA-TEMA 03: O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE
Clique e veja o trabalho completo
Cadastre-se
ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO
AULA-TEMA 03: O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE
Sustentabilidade; Tintas Coral
INTRUDUÇÃO
Vamos demonstrar neste trabalho o exemplo da empresa fabricante de tintas, a Coral que vem desenvolvendo estudos para a utilização de garrafas PET descartadas pela população para a criação de produtos sustentáveis e de qualidade. Daremos, também, o exemplo de fabricação de tubos hidráulicos a partir de, entre outros componentes, a garrafa PET.
DESENVOLVIMENTO
Parte das garrafas PET descartadas diariamente pela população é recolhida por catadores que as encaminhas aos diversos pontos de coleta espalhados pelas cidades. Muitos desses catadores não fazem ideia do destino dado a esse material.
Parte dele é destinado à reciclagem e à fabricação de novas garrafas PET. Outra parte é utilizada como matéria-prima para fabricação de diversos produtos. Dentre eles, esmaltes, vernizes e tubos de esgoto.
Após alguns estudos, a Coral Tintas passou a utilizar garrafas PET na composição de resinas, esmaltes sintéticos e vernizes, antes derivadas de petróleo, que é um material não renovável e extremamente poluente. Dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI) indicam que 15% da produção da linha de tintas para imóveis do país tem essa origem.
E os esmaltes e vernizes, produzidos a partir das garrafas PET, apresentam melhores resultados finais, segundo Matteo Lazzarin, gerente do Laboratório de Desenvolvimento da Coral. "As vantagens são secagem mais rápida e maior estabilidade no brilho."
Com 2,5 garrafas PET é possível produzir um galão de 3,6 litros de esmalte sintético. Material suficiente para pintar 50 metros quadrados de parede.
Segundo Hermes Constesini, responsável pelas Relações com o Mercado da Associação Brasileira da Indústria do PET (ABIPET) o trabalho desenvolvido pela Coral Tintas enquadra-se no conceito de construção sustentável, pois reúne benefícios sociais, ecológicos e econômicos.
Além de ti
Clique e veja o trabalho completo
Cadastre-se
ntas, as garrafas PET servem de matéria-prima para a fabricação de tubos ecológicos. O material recebeu o nome de “Tubopet”. É resultado da mistura de vários plásticos
...