O CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
Trabalho acadêmico: O CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jeancanela • 12/5/2014 • Trabalho acadêmico • 1.612 Palavras (7 Páginas) • 264 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 Contexto empresarial 4
2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 4
2.1.1 HENRI FAYOL E A TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO 5
2.1.1.1 PRINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO 5
2.2 CONCEITO DE PATRIMÔNIO; 6
2.3 Fontes (origens) de recursos; 7
2.3.1 CAPITAL SOCIAL; 7
2.3.2 CAPITAL DE TERCEIROS; 7
2.4 analise de mercado; 7
2.5 DEMANDA oferta e equilíbrio de mercado; 8
2.6 estruturas de mercado; 8
2.7 CONTABILIDADE SOCIAl 9
3 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
A cada dia que passa o mercado empresarial se torna mais competitivo. Novas empresas abrem suas portas e passam a competir com as que já estão no mercado há mais tempo, e como neste nem sempre há espaço a todas naturalmente uma ou outra deixa de existir. Sendo assim, para garantir o crescimento e continuidade das empresas, é necessária uma analise mais ampla da solução dos problemas e de como proceder à captação de novas idéias e oportunidades dentro e fora da empresa. E nesse Contexto Empresarial se faz assunto de suma importância a informação e o cruzamento de dados que a contabilidade e a administração dispõem ao gestor, e a seguir faremos uma abordagem mais clara sobre estes assuntos.
2 CONTEXTO EMPRESARIAL
Certamente para se abordar sobre o contexto empresarial é necessário um entendimento conceitual provindo da administração, sendo esta a ciência social que possui maior ligação com este tema. Administração é uma palavra com origem no Latim “administratione” que significa “direção, gerência”. Várias definições são utilizadas, sendo que a mais difundida é que “Administração é o ato de gerenciar pessoas e recursos a fim de alcançar objetivos definidos”, porém muitos não gostam do tema “gerenciar pessoas”. Uma definição mais moderna foi dada por MONTANA, Patrick J:
.“Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros.”
(MONTANA, Patrick J. Administração. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.)
2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
Dentro do ambiente organizacional de uma empresa é indispensável à organização das funções administrativas separadamente, porém com um comando que se compõe sob a autoridade de um gerenciador. O pioneiro neste tipo de pensamento foi o francês Jules Henri Fayol (1841-1925). Foi Fayol que definiu seis grupos de operações organizacionais encontrados em toda empresa:
• Função técnica – relativa diretamente a área de produção;
• Função comercial – relativa à compra e venda de produtos;
• Função financeira – relativa à gestão e captação de recursos financeiros;
• Função de segurança – relativa à proteção do patrimônio e trabalhadores da empresa;
• Função contábil – relativa á registros contábeis e produção;
• Função administrativa – relativa área de administração, com a função de gerenciar as outras cinco funções;
2.1.1 HENRI FAYOL E A TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Fayol deu grande ênfase à função administrativa dentro da grade de operações de uma empresa, principalmente devido às outras funções operacionais ficarem subordinadas a esta função. Conseqüentemente, Fayol contribuiu generosamente para a definição de função gerencial e tornou-se o rpincipal idealizador teoria clássica da administração, que passou a ser chamada de Fayolismo. Segundo Fayol, há cinco elementos básicos a administração que são:
• Planejamento: focando no futuro traçar um programa de ação ;
• Organização: coordenar os recursos da empresa da melhor forma;
• Comando: orientar subordinados ao que se deve ser feito;
• Coordenação: buscar a melhor forma de que atitudes esforços alcancem metas estabelecida
• Controle: averiguar se tudo funciona como planejado, assegurando que se ocorra dentro das regras estabelecidas.
2.1.1.1 PRINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO
Naturalmente, várias teorias surgiram após a abordagem clássica de Fayol, ao longo dos anos. Grandes partes dos pensadores se basearam no Fayolismo, onde o aperfeiçoaram criando novas teorias, que aparecem na listagem a seguir:
• Teoria das Relações Humanas: foco nas relações das pessoas, nos objetivos individuais do empregado;
• Teoria Neoclássica ou administração moderna: retomada da teoria clássica e cientifica com as necessidades do momento focando nos resultados.
• Teoria da Burocracia: Propõem maior ênfase nas normas, nos procedimentos, regras padronização de tarefas.
• Teoria Estruturalista: Somando noções da teoria clássica e da de relações humanas, esta propõe que a estrutura é composta de sistemas/elementos que compõe o todo, focando tanto na organização quanto no individuo.
• Teoria da Contingência: enfatiza que nada é absoluto na organização na teoria clássica, tudo é relativo, onde que o ambiente onde estas estão inseridas é que definem seus resultados
• Teoria dos Sistemas: trata da organização como um sistema aberto onde todos os elementos trabalham com objetivos comuns.
Fig. 1: Processo Administrativo
Fonte: CHIAVENATO, 2004.
2.2 CONCEITO DE PATRIMÔNIO;
Patrimônio são os bens e direitos que uma pessoa possui.
...