O CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
Projeto de pesquisa: O CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ana1626 • 12/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.239 Palavras (5 Páginas) • 235 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO......................................................................................................... 3
2 DESENVOLVIMENTO ............................................................................................ 4
2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS ................................................ 4
2.2 CONCEITO DE PATRIMÔNIO............................................................................. 5
2.3 FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS................................................................ 5
2.4 ANÁLISE DE MERCADO...................................................................................... 6
2.5 DEMANDA, OFERTA DE MERCADO................................................................... 6
2.6 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA
A RESPONSABILIDADE SOCIAL............................................................................... 7
3 CONCLUSÃO.......................................................................................................... 8
REFERÊNCIAS.......................................................................................................... 9
1 INTRODUÇÃO
Atualmente as empresas têm contribuído muito para o desenvolvimento econômico do país, uma vez que competitividade passou a exigir das empresas novas posturas com relação à produtividade e qualidade dos seus produtos e serviços, com isso e a sobrevivência empresarial depende em grande parte, do conhecimento dos fatos atuais e da previsão dos acontecimentos futuros.
O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da Contabilidade e da Administração para as empresas que visam acompanhar o crescimento e se estabilizarem no amplo cenário econômico.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CONCEITO DE FUNCÕES ADMINISTRATIVAS
São atividades essenciais que devem ser desenvolvidas por administradores, com o objetivo de obter os resultados esperados e determinados pelas empresas.
As funções administrativas são divididas em cinco tópicos, que são estes:
a) Planejamento: antes de colocar em prática uma atividade é preciso fazer um planejamento, desenvolver um plano de ação com os objetivos e metas que serão usados para alcançar o futuro desejado.
b) Organização: nesta parte é feita separação das tarefas para cada indivíduo, onde os mesmos têm que desenvolvê-las para alcançar as metas e os objetivos já pré-estabelecidos.
c) Direção: fazer com que as pessoas realizem suas atividades influenciando-as para que as tarefas sejam desenvolvidas de modo a alcançar as metas e objetivos estabelecidos.
d) Coordenação: visa unir e harmonizar todos os esforços e atos do grupo.
e) Controle: é verificado se as metas e objetivos foram realizados da forma que foi planejada e se as coisas estão em conformidade com o plano de ação.
Esta teoria foi desenvolvida por Henri Fayol (1841-1925), este se formou muito cedo em Engenharia de Minas e passou a trabalhar em uma empresa de minas, metalurgia e carbonífera, onde desenvolveu suas atividades em todos os níveis da empresa. Trabalhou por mais de trinta anos na organização, na qual chegou a ocupar a posição de diretor-gerente, embora a empresa tenha passado por períodos turbulentos, a mesma conseguiu se reerguer e prosperar.
O mercado de trabalho hoje é bastante diferente de tempos atrás ocorreram várias mudanças em todos os setores, hoje em dia o acesso às tecnologias e às informações e bem amplo, o avanço tecnológico trouxe consigo benefícios tais como: crescimento, ampliação do mercado, produtividade, busca por especialização, mas, contudo os prejuízos também não deixaram de aparecer um bom exemplo é o desemprego.
2.2 CONCEITO DE PATRIMÔNIO
Segundo Padoveze (2000, p. 36) “é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém [...]”
Para Marion (2009, p. 24) “Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações pertencentes a uma pessoa ou empresa.”
Conforme Silva (2009, p. 43), “Patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados a necessários para a realização dos objetivos das entidades.”
Neste caso, portanto pode se dizer que Patrimônio é composto de bens e direitos pertencentes a uma pessoa física ou jurídica e obrigações que devem ser honradas por estas.
2.3 FONTES (ORIGENS) DE RECUROS
É o recurso financeiro que a empresa tem à sua disposição, e possui duas fontes de origem, que são:
Capital Social: é um montante investido pelos sócios para a constituição e inicio das atividades da empresa, é a parte principal para o início da vida econômica da entidade.
Capital de terceiros: é um investimento feito na empresa para mantê-la, com recursos vindos de terceiros, representando as obrigações. Exemplo: valor devido a fornecedores, débitos de empréstimos e financiamentos.
2.4 ANÁLISE DE MERCADO
Compreendem-se no entendimento do mercado da empresa, seus clientes, concorrentes e no mercado em que se atua, têm como objetivo visualizar a maneira do negócio se concretizar no mercado, o meio mais comum para se fazer a análise de mercado é por meio da pesquisa de mercado, desta forma torna-se possível definir estratégias adequadas a cada segmento de mercado, agregando valor para o cliente e otimizando resultados para a empresa.
2.5 DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO
Demanda é o desejo ou necessidade apoiado pela capacidade e intenção de compra, é a procura de um bem ou serviço pelos consumidores, esta procura depende de vários fatores que influenciam
...