O Desenvolvimento Economico
Por: Ludmylla Brandão • 16/2/2018 • Trabalho acadêmico • 665 Palavras (3 Páginas) • 100 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Desenvolvimento Econômico
Nome | Gilmer Luiz |
RA |
|
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Nome da Disciplina Desenvolvimento Econômico
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
Introdução
Nesta atividade iremos mostrar os principais aspectos da economia da Russia na era soviética, apontaremos os pontos positivos e negativos nesta época. O fracasso da Perestroika e seus principais motivos, além de mostrar a mudança da Rússia para o sistema capitalista, e a aproximação desse pais que tem o maior território do mundo.
Descrição dos principais aspectos da economia na Era Soviética
Dos principais aspectos econômicos, podemos citar a adoção da economia planificada, a qual se referia a produção e distribuição de bens de forma centralizada e dirigida pelo governo pelo seu território, que tinha como intuito de proporcionar uma maior democratização na produção melhorando assim vários fatores como a infraestrutura e proteger o seu setor produtivo de uma possível guerra. Além da integração com os demais países do CEI, os quais eram responsáveis pelos alimentos, minério de ferro e carvão da antiga URSS.
Mas após a Guerra Civil foi que a economia retraiu, um dos motivos maiores foi a diminuição da produção industrial e agrícola, causando assim uma onda de desemprego e a redução do mercador consumidor.
Devido a esses problemas a URSS deixa o seu comunismo de lado para adotar uma Nova Policia Econômica ( NEP), que se baseava na liberação do comercio interno e dos salários aos trabalhadores, o qual eram marcados pela precária condição de trabalho, instalações de empresas privadas e o principal, a entrada de capital estrangeiro no pais. Graças a essas medidas o pais conseguiu se erguer e tomar suas forças, e durou aproximadamente 7 anos.
Definição de Perestroika
A Era Perestroika ocorreu por volta de 1986 junto com a então Glasnost, tinha um intuito de reconstruir a economia do pais. A principal medida que seria adotada era a diminuição do investimento no setor de defesa, tirando as tropas do Afeganistão, negociar a diminuição com armamentos, e não interferir com países comunistas. Permitiram a liberação do comercio exterior, eliminaram o limite de fabricação de produtos, o que carretou em grandes problemas sofrido pelo pais todo, e a autorização da importação dos produtos estrangeiros.
Porém essas medidas não fora o suficiente para impedir o seu fracasso, um dos motivos foi o criação de entidades de economia privada, a falta de incentivo para novas reformas no modo da produção agrícola, além das manifestações de algumas republicas para a independência .
Assim, chegou ao fim a Era Perestroika, causando o caos econômico no pais, os benefícios sociais cortados e a pobreza se espalhando.
O fim da URSS e a transição para o capitalismo
Após a transição de socialismo para o capitalismo, a antiga URSS se via enfraquecida, foi nesse período que o presidente que estava no poder, Boris Lélrsin, adotou uma política externa pró-ocidental de cooperação com o EUA. Em 1991, Lélrsin introdução a “ Terapia de Choque”, e contava com a ajuda americana, que tinha como intuito enfraquecer o poder do Estado Russo. Assim este período que tinha como ambição estabelecer a plena economia capitalista, sofria com a queda do PIB e suas dívidas e empréstimos.
...