TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Glossário Sociologia

Por:   •  29/8/2024  •  Trabalho acadêmico  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 2

Sociedade industrial: a organização das mais diversas atividades humanas pelo capital; a predominância da indústria na atividade econômica e o crescimento da urbanização.

Cálculo econômico racional: cálculo para saber se o valor investido vai retornar em capital

Relações sociais de produção: as relações de produção são as formas como os seres humanos desenvolvem suas relações de trabalho e distribuição no processo de produção e reprodução da vida material.

Modos de produção: O modo de produção é a maneira pela qual a sociedade produz seus bens e serviços, como os utiliza e os distribui.

Políticas econômicas: a articulação de medidas voltadas para objetivos determinados, explicitamente adotadas por empresas ou governos nacionais, durante o predomínio de uma classe ou facção de classe sobre os demais grupos sociais.

Superestrutura: “espaço” social onde se dão as relações não

econômicas, também muito importantes para a sociedade como um todo funcionar

Materialismo histórico: O materialismo histórico é uma teoria marxista que defende a ideia de que a evolução e a organização da sociedade, ao longo da história, ocorrem de acordo com a sua capacidade de produção e com suas relações sociais de produtividade.

Mais-Valia: Os trabalhadores produzem utilizando os meios de produção pertencentes à burguesia, que, em troca, pagam-lhes um salário, depois de venderem as mercadorias produzidas. Depois, há a reposição das matérias-primas e das ferramentas, a fim de reiniciar o processo Com seu salá- rio, os empregados compram os bens necessários para sua sobrevivência e a de sua família

Mais em menos tempo, mais

Valor de uma mercadoria: é determinado pelo tempo de trabalho socialmente necessário para produzi-la. é possível medir os valores de diferentes objetos trocados entre os indivíduos comparando o tempo necessário para produzi-los. Para isso, há que diferenciar o valor de uso e o valor de troca das coisas.

Valor de uso: de um objeto é de interesse pessoal e não é levado em conta para a análise econômica, pois o objeto pode valer muito para uma pessoa e não valer coisa alguma para outra. O valor de troca das mercadorias, que é o que interessa, é preciso saber que mercadorias

diferentes podem ser tratadas como equivalentes. Basta reconhecer o dinheiro como equivalente universal, a moeda que se troca por qualquer outra coisa.

Tempo social de trabalho que deve ser tomado como medida do valor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (35.7 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com